O programa PAPI (Programa Americana pela Primeira Infância) encerra nesta quarta-feira 20 a aplicação de formulário de pesquisa. O objetivo da pesquisa é desenvolver políticas públicas que atendam as necessidades do público de 0 a 6 anos da cidade. Participaram da pesquisa familiares, profissionais da rede de apoio e atendimento infantis e as crianças. A última reunião de 2023 do grupo acontece na Casa dos Conselhos e tratou sobre o tema.
A empresa responsável pela compilação dos dados dividiu a cidade em dez áreas de planejamento. As secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação e de Saúde também auxiliaram nas entrevistas. Os professores aplicaram atividades lúdicas para as crianças atendidas pela rede que responderam 17 perguntas e ilustram a sua rotina diária com um desenho.
Na reunião do comitê gestor discutiu-se informações sobre a quantidade de questionários aplicados, foi feita a apreciação dos desenhos das crianças e a definiu-se o calendário de encontros dos primeiros meses de 2024. A previsão é de que a tabulação da pesquisa seja concluída na segunda quinzena de janeiro, com análise gradual das respostas pelo grupo.
O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, celebrou o início da próxima fase em nota: “O Programa Americana Pela Primeira Infância avançou muito em um ano de trabalho e agora chega à etapa de redação das políticas públicas voltadas às crianças pequenas, que tanto alegram o cotidiano de nossa rede. A Secretaria de Educação se orgulha em participar desse programa desenvolvido com carinho pelo prefeito Chico Sardelli e pelo vice Odir Demarchi”, destacou o secretário.
O PAPI tenciona a promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. A iniciativa é coordenada de forma integrada pelas secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação e de Saúde. O programa foi lançado pelo prefeito Chico Sardelli e pelo vice-prefeito Odir Demarchi em 21 de outubro do ano passado, em cerimônia na Casa da Criança Urupê, no bairro Antonio Zanaga.