quarta-feira, 13 agosto 2025
FÉ E HISTÓRIA PRESERVADAS

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida conquista escritura após décadas em Cosmópolis

Documento regulariza oficialmente o terreno da igreja no Jardim Scursoni, resultado de anos de articulação entre comunidade, vereador e prefeitura
Por
Thayla Nogueira
A área foi adquirida no fim da década de 1970 e a construção da igreja teve início nos anos 80, com a primeira missa como paróquia celebrada em 1992. Foto: Thayla Nogueira/TV TODO DIA

Após mais de quatro décadas de espera, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Jardim Scursoni, em Cosmópolis, conquistou oficialmente a escritura do terreno onde está construída a igreja.

A cerimônia de assinatura aconteceu no gabinete do prefeito Júnior Felisbino, e contou com a presença do bispo diocesano Dom José Roberto Fortes Palau, do padre Antônio Ramildo, do vereador Ricardo Guimarães — que intermediou o processo —, do paroquiano Luciano Durães e de uma representante do cartório de registro de imóveis.

Intermediação e mudança na lei
Segundo o vereador Ricardo Guimarães, o trabalho para a conquista do documento começou há cerca de quatro anos, quando foi procurado por membros da comunidade e pelo padre Antônio. Além de articular a aproximação entre a paróquia e o Executivo, o parlamentar apresentou e aprovou na Câmara uma alteração na legislação para adequar as medidas do terreno, já que a doação havia sido feita em 1977 e as dimensões não coincidiam com as atuais.

A cerimônia de assinatura aconteceu no gabinete do prefeito Júnior Felisbino. Foto: Thayla Nogueira/TV TODO DIA

História da paróquia
A área foi adquirida no fim da década de 1970 e a construção da igreja teve início nos anos 80, com a primeira missa como paróquia celebrada em 1992. O terreno, que fica entre as ruas Primeiro de Janeiro e São Paulo, abriga o prédio principal, o Centro Pastoral e o salão paroquial.

Importância do documento
Para o padre Antônio Ramildo, que está há oito anos à frente da paróquia, a regularização é um marco. “Além do aspecto religioso, a paróquia também precisa estar regularizada como instituição. Essa é uma necessidade legal e administrativa, e hoje temos essa segurança”, destacou.

O vereador Ricardo Guimarães dedicou a conquista a todos que contribuíram para a construção e manutenção da paróquia ao longo dos anos. “É um dia marcante. Agora, a igreja existe também no papel, como um RG, e isso garante que a história construída por gerações continue firme no futuro.”

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também