terça-feira, 16 dezembro 2025
MEDIDA DE SEGURANÇA

Parques e bosques de Campinas seguem fechados após acumulado de chuvas superar 100 mm

Medida preventiva vale nesta segunda-feira (15) e será reavaliada em 24 horas diante do estado de Atenção no município
Por
Guilherme Pierangeli

O fechamento temporário dos parques e bosques municipais de Campinas foi mantido nesta segunda-feira (15) pela Prefeitura, como medida preventiva diante do volume elevado de chuvas registrado na cidade. O acumulado nas últimas 72 horas chegou a 108,7 milímetros, conforme dados do Sidec (Sistema Integrado de Defesa Civil), mantendo o município em estado de Atenção.

Ao todo, 25 áreas verdes permanecem interditadas ao público. A decisão segue o Decreto 24.175, de 27 de novembro de 2025, que regulamenta a Operação Chuvas de Verão e determina o fechamento de parques e áreas de lazer quando o acumulado de chuvas, em 72 horas, ultrapassa 80 milímetros. A reavaliação da medida está prevista para ocorrer após 24 horas.

Parques e bosques de Campinas permanecem fechados nesta segunda-feira (15). Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA

Risco em áreas arborizadas
Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, os parques são locais com grande concentração de árvores, o que aumenta o risco de quedas durante períodos de chuva intensa, ventos fortes e solo encharcado. Mesmo com o manejo regular da arborização, há possibilidade de ocorrências envolvendo árvores consideradas saudáveis, o que justifica a restrição temporária de acesso.

A Fundação José Pedro de Oliveira, responsável pela gestão da Mata de Santa Genebra, também suspendeu as atividades e visitas no local até nova avaliação das condições climáticas e de segurança.

Canais de atendimento
Em situações de alagamento, inundação ou queda de árvores, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Emergências de trânsito devem ser comunicadas à Emdec pelo 118, enquanto ocorrências de risco imediato podem ser informadas ao Corpo de Bombeiros pelo 193. Solicitações de vistoria para poda ou extração de árvores podem ser feitas à Prefeitura pelo telefone 156.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também

Parques e bosques fechados em Campinas
Lagoa do Taquaral (Parque Portugal)
Bosque dos Jequitibás
Lago do Café
Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim
Bosque dos Guarantãs
Bosque da Paz Yitzhak Rabin
Bosque Chico Mendes
Bosque São José
Bosque Ferdinando Tilli
Bosque dos Cambarás
Bosque Augusto Ruschi
Bosque dos Italianos
Bosque dos Alemães
Bosque dos Artistas
Parque Hermógenes Leitão de Freitas Filho
Parque das Águas
Bosque da Mata
Bosque do Santa Bárbara
Parque Linear do Capivari
Pedreira do Chapadão
Parque Luciano do Valle
Parque Dom Bosco
Praça da Juventude Alessandro Monare
Parque Lagoa do Jambeiro
Parque Ecológico Benevenuto Tilli
Mata de Santa Genebra