Quatro das cinco cidades da região seguem sem previsão para a reabertura de parques municipais. Com exceção de Americana, que reabriu o Jardim Botânico há 16 dias, as outras prefeituras ainda não têm data para a ação, permitida desde que a região está na fase amarela, há pouco mais de um mês.
A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus, disse que avalia o cenário municipal e que “não há data prevista para reabertura e liberação dos parques públicos municipais. O tema está em discussão pelo comitê, seguindo os critérios para garantir a segurança da população, baseados no plano de retomada consciente, para conter a disseminação da Covid-19”.
Segundo a Prefeitura de Sumaré, “não há deliberação sobre o assunto” na cidade.
As prefeituras de Nova Odessa e Santa Bárbara não responderam aos questionamentos do TODODIA sobre possível reabertura dos parques municipais.
Em Americana, o Jardim Botânico foi reaberto em 25 de agosto, com funcionamento limitado das 6h às 14h. O Centro Cívico também reabriu no mesmo dia, com a pista de atletismo à disposição das 7h às 17h.
A reportagem questionou a Prefeitura de Americana se pretende aumentar o horário de funcionamento dos parques, mas o Executivo não respondeu até o fechamento desta matéria.
Na quarta-feira (9), a Prefeitura de Campinas anunciou que a partir deste sábado, o horário de funcionamento dos parques e bosques da cidade vai aumentar em mais duas horas. Se antes o horário era das 7h às 13h, agora será das 7h às 15h.
No fim de semana passado, do feriado de 7 de setembro, foi registrada aglomeração e fila na entrada na Lagoa do Taquaral.