
Durante a primeira audiência pública sobre o Plano Municipal de Mobilidade Urbana no Legislativo, alguns questionamentos foram levantados sobre problemas no transporte coletivo de Americana através dos ônibus, como o longo tempo de espera, falta de linha aos usuários e ar-condicionado sem funcionar.
O TODODIA foi ao Terminal Urbano da cidade, na região central, e conversou com passageiros que relataram período de uma hora até quatro horas de espera nas linhas do Jardim Brasil, Jardim Alvorada e Guanabara. A aposentada Vandete Cavalcanti, 67 anos, mora no Jardim Brasil e disse que estava duas horas esperando, mas que o tempo de espera chega a quatro horas.
A Prefeitura de Americana informou, através de nota, que a Unidade de Transportes e Sistema Viário (Utransv) anotou todas as solicitações durante a audiência pública, realizada na segunda-feira (16), e está levantando todos os problemas para notificar a empresa responsável pelo transporte público.
A aposentada Maria Nely, de 73 anos, aguardava durante uma hora o transporte público ao bairro Guanabara. Dona Zenilda Beraldo, de 47 anos, também relatou problemas na linha do Jardim Alvorada. Já o aposentado Aparecido Milanez, de 71 anos, disse que notou uma diminuição de horário do trajeto ao bairro Zanaga.
O vereador Dr. Wagner Rovina (PV) protocolou um requerimento na Câmara Municipal, solicitando informações à Prefeitura de Americana sobre as condições dos ônibus. Segundo ele, alguns usuários chegaram a relatar que o ar-condicionado não está funcionando e os vidros estão quebrados, causando desconforto, principalmente nos horários de pico.