terça-feira, 14 outubro 2025
MUDANÇA

Patrícia Adolf Lutz é a nova secretária de Educação de Campinas

José Tadeu Jorge deixa o cargo após quase cinco anos; nova gestora vem da rede estadual e atuava como dirigente regional de ensino
Por
Guilherme Pierangeli

Campinas tem uma nova secretária de Educação. O prefeito Dário Saadi nomeou Patrícia Adolf Lutz como nova titular da pasta após o pedido de licença e exoneração apresentado nesta segunda-feira (13) pelo professor José Tadeu Jorge, que decidiu deixar o cargo alegando precisar se dedicar a questões familiares e ao cuidado da irmã, de quem é curador.

Desgaste
Embora este seja o motivo oficial do afastamento, o agora ex-secretário vinha enfrentando um desgaste nos últimos meses, especialmente após o caso envolvendo os alunos da EMEF Padre Leão Vallerié, na região do Campo Grande.

A unidade está em obras, e com isso os alunos foram realocados temporariamente para outra escola na região dos Amarais, exigindo o deslocamento diário dos alunos de mais de 50 quilômetros, considerando ida e volta. Essa situação revoltou os pais e responsáveis, pois os alunos estavam chegando atrasados nas aulas, e tendo de sair mais cedo também.

Com isso, Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito para cobrar explicações da Prefeitura, e houve críticas na Câmara vindas até da base aliada do prefeito Dário Saadi.

José Tadeu Jorge deixa a pasta; Patrícia Adolf Lutz é a nova titular. Fotos: PMC/Arquivo Pessoal


Histórico de Tadeu Jorge
José Tadeu Jorge era titular da pasta desde o início do primeiro mandato de Dário Saadi, em 2021. Um avanço apontado durante sua gestão é o fim da fila de espera para crianças de 0 a 3 anos em creches.

Ele já havia sido secretário da Educação de Campinas entre 2009 e 2011, e segue sendo única pessoa a ter ocupado o cargo de reitor da Unicamp em duas oportunidades.

Transição e continuidade
Segundo a prefeitura, a nova secretária terá como meta dar continuidade aos projetos em andamento e ampliar as políticas públicas educacionais, com foco na melhoria dos indicadores de desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos alunos e suas famílias.

Perfil da nova secretária
Patrícia Adolf Lutz atuava como dirigente regional de ensino de Campinas Oeste, na rede estadual, que atende cerca de 80 mil alunos. Ela possui experiência em sala de aula e na gestão educacional, pois já foi professora, coordenadora pedagógica, vice-diretora e diretora. É formada em Matemática pela Unesp e em Pedagogia pela Unar, além de ser advogada. Possui especialização em Educação Especial, MBA em Gestão Escolar Empreendedora e MBA em Direito de Família e Sucessão. Atualmente, é mestranda em Política Educacional e Formação de Professores.

Mulheres no primeiro escalão
Com a nomeação, Campinas passa a ter dez mulheres em cargos de primeiro escalão na Prefeitura. Elas comandam as secretarias de Comunicação; Cultura e Turismo; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; Ceasa; Desenvolvimento e Assistência Social; Administração; Urbanismo e Políticas para as Mulheres, além do comando da Guarda Municipal.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também