segunda-feira, 7 julho 2025

Paulínia reduz frota aos domingos

A Prefeitura de Paulínia informou que a partir do próximo domingo haverá uma “significativa redução” na frota de ônibus que operam o transporte público no município aos domingos e feriados. O motivo alegado é um estudo da empresa Viação Passaredo, que apontou uma diminuição no número de usuários do serviço desde que a tarifa de R$ 1 passou a ser cobrada. Antes, o sistema operava com tarifa zero.

 

Segundo a Administração, o levantamento das informações aconteceu com base nos dois últimos domingos, dias 7 e 14 de outubro e também no feriado do dia 12.

 

De acordo com a SMTRANS (Secretaria Municipal de Transportes), os ônibus do sistema de transporte coletivo municipal circularão com horário diferenciado e redução da frota já a partir do próximo domingo.

 

O secretário da SMTRANS, Laércio Giampaoli, se reuniu com a direção da Viação Passaredo e acordou que haverá uma fiscalização para acompanhar a demanda. “Caso haja algum equívoco, solicitaremos mudanças. Também requeremos que em caso de eventos que demandem um número maior de carro nas ruas, sejam tomadas as devidas providências”, observou Giampaoli.

 

SEM TARIFA ZERO
A Prefeitura de Paulínia cancelou a tarifa zero que vinha vigorando no transporte coletivo municipal aos finais de semana e feriados. Desde o dia 30 de setembro, as passagens aos domingos e feriados passaram a custar R$ 1. Segundo a prefeitura, a medida foi adotada para reduzir os prejuízos causados por atos de vandalismo.

 

“O motivo é reduzir os casos de vandalismo e violência ocorridos com frequências nos veículos. Os relatos foram feitos por um grande número de passageiros, cobradores, motoristas e da própria concessionária do serviço, que há anos enfrenta o problema”, informou a prefeitura, em nota.

 

De acordo com a Secretaria de Transporte, a Câmara aprovou a alteração do artigo 30 da Lei 3.077 que criou o benefício “Passe da Família” em 2010, integrando o PAS (Programa de Ação Social). Na época a lei instituiu a gratuidade nos ônibus aos domingos e feriados.

 

Os demais artigos da lei permanecem inalterados. A alteração foi sancionada pelo prefeito Dixon Carvalho (PP).
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também