segunda-feira, 25 novembro 2024

Pelo terceiro dia seguido, mais de 90 internações

O DRS (Departamento Regional de Saúde) Campinas, que engloba Americana e região, registrou mais de 90 novas internações por coronavírus pelo terceiro dia seguido ontem, segundo dados do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados), órgão do governo do Estado de São Paulo. Até semana passada, a média de novas internações diárias de pacientes suspeitos ou infectados era de 50.

O aumento do número de novas internações de coronavírus no DRS Campinas começou na segunda-feira (23), quando 72 novos pacientes foram internados. No dia seguinte, foram 13 a mais, sendo 85 novas no dia. Na quarta-feira (25), foram 45 a mais do que o dia anterior, atingindo 130 novas internações, o maior número da semana. No dia seguinte, foram 104.

Ontem, pela terceira vez ultrapassou as nove dezenas de pessoas com suspeita ou infectadas pelo coronavírus na região: 91 novas internações. O número representa uma variação mensal de 6,1%.

O DRS Campinas está com taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de coronavírus de 42,7% e de 34,5% na enfermaria. A média de leitos de UTI por 100 mil habitantes é de 11,8.

A região teve mais 397 casos, sendo dez mortes, e totaliza 126.921 casos (variação mensal de 5%), com 3.817 óbitos (queda de 47,5% na variação mensal).

Na quinta-feira (26), a ocupação de leitos de enfermaria do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, disparou para 89% – 16 de um total de 18 estão ocupados. Um dos leitos foi desocupado ontem, derrubando a ocupação para 83%. A ocupação dos leitos de UTI do HM é a mesma há dois dias: 47% (oito de 17 no total).

A ocupação de leitos em Americana, nas redes pública e privada, é de 25% com respiradores (de 56 no total, 14 estão ocupados) e de 46% sem respiradores (de 65 no total, 30 estão ocupados). Na quinta-feira (27), a prefeitura informou em nota que “está acompanhando o aumento da demanda, analisando dia a dia a taxa de ocupação” e que, “por enquanto, ainda não houve necessidade de ampliação”.

Americana teve mais 44 casos ontem, além de 225 suspeitas, chegando a 6.650 infectados, sendo 176 óbitos e 12 internados; há ainda 244 casos suspeitos aguardam resultados de exames (dois óbitos e 15 internados).

No fim de outubro, com a queda de casos e internações da doença, a Prefeitura de Americana passou a divulgar o boletim epidemiológico semanalmente. Na terça-feira (24), com o aumento de casos e internações, o Executivo voltou a divulgar o boletim diariamente.

RECUO

Na segunda-feira (30), o governo do Estado fará nova reavaliação do Plano São Paulo. A região está na fase verde. o aumento de casos não só na região, mas em outras partes do Estado, indica uma possibilidade de recuo de fase ou de novas restrições do governo para tentar conter novo avanço da pandemia.

A assessoria do governo foi questionada se o DRS Campinas pode ser reclassificado para a fase amarela, mas qualquer informação sobre o tema só será divulgada na coletiva de segunda-feira.

A reportagem questionou as prefeituras da região, se pretendem aumentar restrições e se seguiriam o Estado em caso de recuo para a fase amarela, que diminuiria o horário de funcionamento do comércio e fecharia alguns segmentos, dentre outras mudanças.

“Diante uma possível regressão para a fase amarela ou vermelha, seguramente o Comitê de Crise irá se reunir e deliberar sobre a questão”, informou a Prefeitura de Americana.

A Prefeitura de Hortolândia diz que aguarda manifestação do Estado e Sumaré ressaltou que segue “as orientações do governo do Estado”. Nova Odessa e Santa Bárbara não responderam.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também