quinta-feira, 15 maio 2025
SEGURANÇA

Polícia Federal incinera 650 kg de drogas apreendidas em Viracopos

Entorpecentes foram destruídos em unidade especializada em Nova Odessa
Por
Guilherme Pierangeli
Drogas apreendidas em Viracopos foram incineradas em Nova Odessa – Foto: Reprodução/PF

A Polícia Federal de Campinas realizou, na última quarta-feira (13), a incineração de 650 quilos de drogas e outras substâncias ilícitas. A destruição do material ocorreu em uma unidade especializada em Nova Odessa e envolveu substâncias como cocaína, maconha, haxixe, MDMA, anabolizantes e medicamentos.

Todo o entorpecente foi apreendido no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, durante fiscalizações de bagagens e prisões em flagrante ocorridas nas operações Sentinela (2023), Portão Oito (2024) e Shield (2025).

Metade do volume é de 2025

Das 158 ocorrências que resultaram na incineração desta semana, metade do total destruído foi apreendido já em 2025, o que indica a continuidade das apreensões em ritmo acelerado neste ano. As investigações ligadas a essas apreensões seguem em andamento com foco na identificação de pessoas envolvidas no tráfico interestadual e internacional de drogas.

Ações seguem protocolos rígidos

A operação foi realizada sob forte esquema de segurança. Todos os envolvidos usaram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), e a incineração foi acompanhada pela Vigilância Sanitária para garantir o cumprimento das normas de saúde pública.

Histórico das incinerações

Segundo dados da PF em Campinas, essa foi a segunda incineração feita em 2025. Somente neste ano, já foram destruídos 1.040 kg de drogas — somando os 390 kg incinerados em janeiro aos 650 kg de março. Desde 2019, mais de 5,7 toneladas de entorpecentes foram incineradas pela delegacia local.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também