
A Polícia Militar prendeu um homem em flagrante por receptação na noite de segunda-feira (10), em Sumaré, e recuperou um VW Fusca azul claro ano 1979, que havia sido furtado horas antes nas proximidades de um colégio particular no Jardim Flórida, em Nova Odessa.
O veículo pertence a um vendedor de 56 anos, sendo utilizado pela filha dele, uma educadora de 21 anos, para se deslocar ao trabalho. O Fusca é considerado um “membro da família” e chegou a inspirar um livro infantil escrito por uma prima da jovem.
Tentativas de golpe e reencontro de madrugada
Após o furto, a família iniciou uma mobilização nas redes sociais em busca de informações e chegou a sofrer tentativas de golpe com promessas falsas de “resgate” do veículo. O reencontro com o Fusca aconteceu apenas de madrugada, após o contato da Polícia Militar.
“Foi nessa madrugada, eu e meus familiares buscamos ele na delegacia, pois estava abandonado em uma rua em Sumaré. Ele está em casa agora. Estamos com medo ainda. O dono é meu pai, mas quem utiliza sou eu para trabalhar no colégio”, contou a educadora, que pediu para não ser identificada.
História de família e aventura
Segundo a jovem, o carro foi adquirido há cerca de dois anos. “Meu sobrinho é apaixonado por ele. Esse Fusca veio do Paraná em janeiro de 2024, meu pai comprou de um tio que mora em Arapongas. Foi uma aventura, porque é um carro antigo, e uma viagem que era para durar seis horas levou doze, pois toda hora ele dava problema”, relembra.
A prima da educadora transformou essa história em um livro infantil escolar, narrando a viagem e os imprevistos enfrentados pela família.

Recuperação do veículo e prisão do suspeito
De acordo com a Polícia Militar, durante patrulhamento pela Rua dos Alecrins, no Parque Rosa e Silva, região do Picerno, uma equipe avistou o Fusca estacionado com uma das portas abertas. No interior do carro estava um homem, que foi abordado e confessou estar tentando retirar os fios do veículo.
O suspeito recebeu voz de prisão em flagrante por receptação de veículo furtado e foi conduzido ao Plantão Policial de Sumaré, onde permaneceu preso à disposição da Justiça.
Já na madrugada, os policiais entraram em contato com a família, que pôde recuperar o carro. O Fusca azul, agora mais precioso do que nunca, foi guardado “a sete chaves” em local não informado pelos donos.





