quinta-feira, 7 agosto 2025
TRÂNSITO

Pneu careca e irregularidades na iluminação lideraram infrações de julho em Campinas

Motociclistas foram responsáveis por mais de 60% dos comportamentos de risco observados nas operações
Por
Nicoly Maia

Veículos apresentando pneu careca lideram o ranking de irregularidades mais frequentes durante as blitze do último mês em Campinas. No total foram 21 operações integradas promovidas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Guarda Municipal e Polícia Militar, resultando na identificação de 780 infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Fiscalização

As operações retiraram das ruas 166 veículos em situações que feriam a legislação. Os motociclistas foram responsáveis por mais de 60% dos comportamentos de risco observados nas operações. Eles também seguem como os que mais morrem no trânsito campineiro, com 53% dos óbitos em vias urbanas registrados no primeiro semestre deste ano.

Das 780 infrações identificadas, 60% foram aplicadas a motocicletas, 38% a carros, 1,4% a caminhões e quatro a outros tipos de veículos 0,5%. Entre os 166 veículos removidos ao Pátio, 112 eram motocicletas e 54 eram carros.

As blitze também retiraram das ruas 166 veículos em situações que feriam a legislação. Foto: Emdec

Em segundo lugar das irregularidades aparecem alterações no sistema de iluminação com 82 infrações e escapamento furado ou com descarga livre, que divide a terceira colocação com o licenciamento vencido, ambos com 74 infrações. Conduzir sem cinto de segurança foi flagrado em 63 casos, enquanto 54 motoristas foram autuados pela ausência de equipamento obrigatório, 6,92%. Já a falta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) correspondeu a 44 infrações, e condução com placa ilegível foi constatada em 40 veículos.

Outros problemas incluem placa em desacordo com o Contran 36 infrações e equipamento obrigatório ineficiente ou inoperante, como retro refletivos, com 29 registros. Por fim, em 22 casos, os responsáveis permitiram que pessoas sem CNH ou permissão para dirigir conduzissem os veículos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também