A distribuidora e empacotadora de açúcar Dezam Distribuidora de Gêneros Alimentícios, em Americana, foi lacrada pela Vigilância Sanitária, nesta quarta-feira (23), após operação da Polícia Civil, que prendeu o gerente da empresa e apreendeu 300 toneladas de açúcar.
A empresa fica na Rua da Seda Natural, no Loteamento Industrial do Salto Grande, onde a “sacaria utilizada para acondicionamento do açúcar estava depositada em banheiros, sem a mínima condição de higiene”.
“Constatou-se a presença de diversas máquinas compressoras de ar, cujas mangueiras do sistema hidráulico apresentavam vazamento contínuo e direcionado ao solo, bem como fiação de alta voltagem próxima a “pallets” de madeira, gerando real perigo de incêndio.
No local não havia alvará de funcionamento e demais documentações necessárias ao funcionamento do recinto”, informou o delegado Filipe Rodrigues de Carvalho, responsável pelo 1º DP (Distrito Policial), no boletim de ocorrência.
Houve solicitação de perícia técnica no local e uma equipe da Vigilância Sanitária de Americana, momento em que houve a lacração do recinto. A empresa trabalha atualmente com três marcas comerciais de açúcar, sendo elas a “Topçúcar”, “Açúcar Bom Gosto” e “Mais Açúcar”.
Os policiais verificaram a presença de diversas barricas de açúcar, sem as mínimas condições de higiene e acondicionamento. Por todo o recinto apurou-se a existência de um piso com detritos desconhecidos, com a cor escura, em algumas embalagens a data de empacotamento do produto divergia em mais de um ano, pois acusava o mês de março de 2022.
A reportagem tentou contato com a empresa, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.