Três homens foram presos e um deles baleado durante operação contra furtos e roubos de veículos em Americana nesta segunda-feira (20).
A operação foi deflagrada por policiais da Divecar (Delegacia de Investigações Sobre Furtos e Roubos de Veículos) e Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de São Paulo.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, as diligências visaram combate aos desmanches clandestinos de veículos, que alimentam a indústria de furtos e roubos de carros.
A equipe esteve em Americana para verificar um endereço suspeito e no local quatro criminosos fugiram em um carro ao verem a viatura. A reportagem apurou que esse endereço fica no Parque das Nações.
Em certo momento, os criminosos jogaram o automóvel contra a viatura e um deles, um homem de 34 anos, sacou a arma na direção dos policiais, que revidaram.
O homem foi atingido e socorrido ao Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi e passou por cirurgia. Ele está sob escolta policial. Outros dois criminosos foram detidos e um terceiro fugiu.
No local das diligências, foram localizadas diversas peças com queixas de roubo e furto e com numerações suprimidas. Os nomes dos detidos não foram revelados.
Foi realizada perícia no local e o caso foi registrado como receptação, associação criminosa, desobediência e resistência. As investigações prosseguem para identificar o outro suspeito.
ESTATÍSTICAS
Em Americana, em maio deste ano, os roubos e furtos de veículos tiveram queda. Foram registrados três roubos neste ano ante cinco no ano passado, uma queda de 40%.
Também em maio, última estatística divulgada pela SSP, o número de furto de veículos caiu 18,51%. Em maio de 2019, ocorreram 81 furtos e em maio deste ano, 66. Desde março, os crimes contra o patrimônio estão com queda, em razão da pandemia do novo coronavírus, que reduziu a circulação de pessoas e de veículos.




