sexta-feira, 26 abril 2024

Ponte estaiada é o novo cartão postal de Hortolândia

Construída para integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) de Hortolândia, a Ponte Estaiada está prestes a ser liberada para o tráfego de veículos, informa a Prefeitura.

Mais do que integrar a cidade, a estrutura servirá de trajeto para o Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Biléo Soares”, importante eixo viário regional que ligará as cidades de Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas por meio de um corredor expresso de ônibus. A ponte foi asfaltada no final de abril, recebeu sistema de iluminação no início deste mês de maio e, agora, está praticamente pronta para a passagem de veículos.

Para a obra, iniciada em 2012, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini, a Prefeitura informa que teve aporte financeiro internacional do banco venezuelano CAF (Cooperação Andina de Fomento).

Localizada entre o Jardim Santa Rita de Cássia e o Jardim Novo Ângulo, a ponte proporcionará a travessia de veículos e pedestres sobre a lagoa de contenção de enchentes, construída pela Prefeitura naquela região com objetivo de evitar alagamentos no centro da cidade. Ao todo, a estrutura tem 700 metros, sendo 16,9 metros de largura e 75 metros de altura: são 16 cabos de aço, fixados na base e no mastro central.

Dentro da proposta do Corredor Metropolitano, a Ponte Estaiada será acessível a partir da avenida Olívio Franceschini.

A partir da ponte, o traçado do corredor seguirá pela Avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América, sentido Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), passando pelo Parque Peron e pelo bairro Chácaras Nova Boa Vista, até o km 5 da SP-101, onde haverá um dispositivo de acesso ao corredor expresso.

 
 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também