sexta-feira, 26 abril 2024

Ponte Estaiada será inaugurada no domingo em Hortolândia

A Ponte da Esperança, construída pela Prefeitura de Hortolândia para integrar as regiões Leste (Jardim Novo Ângulo) e Oeste (Jardim Amanda), será inaugurada no próximo domingo (26), numa ação que ainda integra o calendário de comemorações pelos 28 anos de emancipação política da cidade (comemorada no último domingo).

Com 700 metros de extensão, a estrutura – que está localizada entre o Jardim Santa Rita de Cássia e o Jardim Novo Ângulo – é a primeira ponte modelo estaiada da RMC (Região Metropolitana e Campinas) e também a maior do interior paulista, com 180 metros de vão sob a base, composta por 16 pares de cabos de aço (os chamados estais), ligados a um mastro de 75 metros de altura.

A obra da Ponte da Esperança teve início em 2012, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini (PDT). As obras viárias que colocariam a ponte em operação ficaram paradas de 2015 a 2017. Quando Perugini assumiu a atual administração, retomou a articulação junto ao Governo do Estado para a continuidade das obras do Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Biléo Soares, que permitiu o recomeço das obras viárias que colocarão a Ponte Estaiada para funcionar.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) atendeu ao pedido do prefeito e agilizou a obra: fez a cabeceira da ponte sentido Novo Ângulo, abriu uma avenida projetada da ponte até a Avenida Antônio da Costa Santos, no Jardim Nova América, asfaltou e sinalizou a base da ponte e construiu estações de embarque neste trajeto.

O Estado também fez a ligação da Avenida Olívio Franceschini até a ponte, cruzando a Avenida da Emancipação. Já a Prefeitura construiu a cabeceira da estrutura pelo Jardim Santa Rita de Cássia.

Agora que será inaugurada, a Ponte Estaiada vai facilitar o transporte de passageiros entre os bairros de Hortolândia, além de promover a integração regional da cidade: quando o Corredor Metropolitano estiver pronto, a ligação entre Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas será por este trajeto, quase que em linha reta, o que colocará a ponte como estratégica neste corredor expresso de ônibus.

Para viabilizar o Corredor Metropolitano, a EMTU prossegue com as obras no Jardim Nova América, de onde o traçado seguirá pelo Parque Peron, Chácaras Nova Boa Vista, até a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), onde a concessionária Rodovias do Tietê construirá uma alça de acesso.

 

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