Fim de ano é sinônimo de mesa farta e família reunida. Mas atenção: aquele olhar “pidão” do seu cachorro ou gato pode esconder um grande perigo. Especialistas alertam que o número de atendimentos de emergência aumenta muito nessa época por causa da ingestão de alimentos proibidos.
Cuidados
Quando um cheirinho de pernil e peru assado invade a casa é difícil para os humanos, imagine para eles. Na tentativa de agradar o melhor amigo ou “incluir” o pet na festa, muitos tutores acabam oferecendo sobras da ceia.
A lista de proibidos é extensa. Os ossos de aves, quando cozidos, tornam-se quebradiços e podem perfurar o intestino. Temperos como alho e cebola, destroem as células do sangue do animal.

Análise técnica
Um gesto de carinho que pode terminar mal. “Se acontecer algum acidente, se o animal roubar comida da mesa, não tente receitas caseiras. Observe se há vômito ou diarreia e procure um plantão veterinário imediatamente. Quanto mais rápido o socorro, maior a chance de recuperação”, explica a médica veterinária Mariana Agnese Bortolazzo.
O principal erro é achar que o organismo deles é igual ao nosso. Mas isso não significa que o seu bichinho precisa ficar só olhando. É possível preparar uma ceia especial para ele, o segredo é separar os ingredientes antes de temperar. Um pedaço de peito de frango cozido é uma opção.
Com cuidado e informação, o amigo de quatro patas também poderá comemorar o Natal com saúde total.





