Os profissionais de arte e cultura podem ajudar a melhorar as políticas públicas dessas áreas em Hortolândia. Uma boa maneira para fazer isso é concorrer na eleição do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). O prazo de inscrição para a eleição foi prorrogado até este domingo (19/11). Quem quiser disputar a eleição, deve se inscrever por meio deste LINK.
Os candidatos também devem enviar uma foto, um breve perfil de sua trajetória artística e um vídeo com até dois minutos de duração, no qual deve apresentar os motivos para querer concorrer à eleição. Os candidatos devem se inscrever em apenas um segmento, ainda que atuem em outro e receberão votos apenas de eleitores do segmento escolhido. A eleição é para o biênio 2024-2026.
Os requisitos para ser candidato são os seguintes:
– Residir em Hortolândia há pelo menos dois anos e atuar no segmento cultural pleiteado também há no mínimo dois anos;
– Ter 18 anos ou mais no dia da eleição;
– Estar cadastrado no Mapeamento Cultural, disponível no site Mapa da Cultura;
– Ter a inscrição validada pela Comissão de Eleição, que fará a checagem dos documentos apresentados e do cadastro no Mapeamento Cultural;
– Declarar, no formulário de inscrição, que não ocupa cargo na Administração Pública, direta ou indireta, do município de Hortolândia.
Serão eleitos dois representantes (um titular e um suplente) de 10 segmentos: Pontos de Cultura, Manifestações e Expressões Culturais de Rua, Dança, Teatro e Circo, Música, Área de Livros, Leitura e Literatura, Cultura Digital e Audiovisual, Artes Visuais e plásticas, Economia da Cultura, e Patrimônio Cultural Material e Imaterial. O candidato de cada segmento que receber mais votos será eleito o titular, e o segundo mais votado será o respectivo suplente.
De acordo com a Comissão de Eleição do conselho, a partir da eleição deste ano os segmentos de Dança e Artes Visuais e Plásticas terão representantes, aumentando assim o número de conselheiros. O conselho é formado pelos representantes eleitos dos 10 segmentos e por membros do Poder Público.
ELEIÇÃO
Após o término do prazo de inscrição, a Comissão de Eleição verificará os dados dos candidatos, validará as inscrições e publicará as candidaturas aceitas e as não aceitas.
A comissão também divulgará as mini-biografias dos candidatos, com texto, foto e vídeo de apresentação, que estarão disponíveis no site Mapa da Cultura e nas redes sociais da Secretaria de Cultura.
De acordo com a comissão, a eleição será realizada no dia 3 de dezembro deste ano, das 9h às 11h, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda.
Podem votar pessoas com 16 anos ou mais que atuem num dos 10 segmentos definidos. Para votar é necessário apresentar algum documento de identificação (Carteira de Identidade, passaporte, Carteira de Trabalho ou Carteira de entidade de classe), comprovante de residência no município ou autodeclaração de endereço acompanhada do comprovante em nome de outra pessoa, sob pena de ficar impedido de votar em caso de inconsistência dos documentos. O eleitor deverá também declarar que pertence ao segmento cultural no qual pretende votar.
De acordo com a Comissão de Eleição, após a homologação, os novos representantes eleitos deverão tomar posse, junto com os membros indicados pelo Poder Público, no dia 15 de dezembro deste ano.