quinta-feira, 12 fevereiro 2026
EM OBRAS NO JARDIM AMANDA

Pré-selecionados para 400 unidades do ‘Minha Casa, Minha Vida’ são atendidos neste mês na Prefeitura de Hortolândia

Famílias convocadas devem apresentar documentos no Paço Municipal em até 45 dias; empreendimentos Hortolândia I e II já estão em obras e lista com horários está no Diário Oficial Eletrônico
Por
Vagner Salustiano
Famílias são atendidas confirme pré-agendamento por ordem alfabética. Foto: Prefeitura de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia registra grande movimentação diária de famílias pré-selecionadas para o PMCMV (Programa Minha Casa, Minha Vida). Desde o início do mês, os 1.000 pré-selecionados para as 400 unidades habitacionais em construção no Jardim Amanda, em parceria com o Governo Federal, estão sendo atendidos pela equipe da Secretaria Municipal de Habitação para conferência e entrega de documentação.

No atendimento, os convocados precisam apresentar toda a documentação solicitada, conforme os critérios do Governo Federal. A lista com as famílias pré-selecionadas, além de data e horário do atendimento, foi publicada na edição 2.681 do DOE (Diário Oficial Eletrônico) do município, em 29 de janeiro, e pode ser consultada em www.publicacoesmunicipais.com.br/eatos/hortolandia.

Apartamentos já estão em construção
Os apartamentos populares sociais já estão em obras nos empreendimentos Hortolândia I e Hortolândia II, ambos no Jardim Amanda. As mil famílias foram convocadas por ordem alfabética para comparecer ao Paço Municipal e realizar a conferência da documentação informada na etapa de cadastro.

Os pré-selecionados têm 45 dias corridos para apresentar a documentação completa, com originais e cópias simples, de todos os integrantes do núcleo familiar. O Paço Municipal fica na Rua Professora Celina Franceschini Bueno, nº 100, no Jardim Metropolitan Hortolândia. Quem perder o dia agendado pode ir pessoalmente ao Paço para remarcar uma nova data.

Sorteio foi substituído por pontuação
Segundo a Prefeitura, foram convocados 1.000 cadastros pré-selecionados e ranqueados por critérios de pontuação estabelecidos em portaria do Governo Federal. Desse total, serão selecionadas 520 pessoas com maior pontuação, sendo 400 titulares, com prioridade para aquisição do imóvel, e 120 suplentes, que formarão um cadastro reserva equivalente a 30% do total de unidades.

Os selecionados avançam para a próxima etapa, com envio da documentação à CEF (Caixa Econômica Federal) para futura assinatura de contrato. A Prefeitura informou que uma portaria do Ministério das Cidades excluiu o sistema de sorteio e passou a adotar critérios de seleção, elegibilidade e priorização com base no cadastro habitacional realizado de janeiro a junho de 2024, reaberto para novos cadastros e atualizações de novembro a dezembro de 2025.

De acordo com os dados informados, 32.458 pessoas manifestaram interesse, e 3.646 foram pré-aprovadas para a etapa de priorização, que resultou na lista publicada no DOE. A administração municipal também destacou no edital que o cadastro “não constitui fila, lista de espera ou qualquer forma de ordenamento, tampouco configura inscrição com garantia ou obrigatoriedade de atendimento”.

Novos conjuntos habitacionais populares já estão em obra no Jardim Amanda. Foto: Prefeitura de Hortolândia

Renda máxima e reservas por critérios sociais
As unidades são destinadas a famílias com renda bruta de até R$ 2.850,00 e que não tenham outro imóvel. Entre as reservas previstas, 50% das unidades são direcionadas a beneficiários em situação de risco e vulnerabilidade social atendidos por programas como Bolsa Família e BPC (Benefício de Prestação Continuada), além de 3% para idosos carentes e 3% para pessoas com deficiência.

A pontuação final considera critérios como mulheres arrimo de família, presença de idosos ou filhos pequenos, mulheres vítimas de violência doméstica, moradia em habitação precária, área de risco, coabitação e comprometimento de mais de 30% da renda com aluguel, entre outros.

Dúvidas sobre temas de habitação podem ser esclarecidas pelos canais da Secretaria Municipal de Habitação, pelo WhatsApp (19) 99635-4274 ou pelo telefone (19) 3965-1400, ramais 7810, 7806, 7804 ou 7811.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também