A Prefeitura de Americana decretou nesta terça-feira (29) o tombamento do prédio da Igreja Matriz Nova de Santo Antônio. O decreto assinado pelo prefeito Omar Najar (MDB) foi publicado na última edição do Diário Oficial do Município. O prédio da Igreja Matriz “Velha” de Santo Antônio teve o tombamento decretado pelo Executivo em 2017.
Conforme o decreto do Diário Oficial desta terça-feira (29), no fim de agosto, o Condepham (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Americana), “à vista de tudo o que se contém nos autos do Processo Administrativo de Tombamento de 2011, aprovou por unanimidade e emitiu parecer favorável ao tombamento do prédio”.
O prefeito considerou “o interesse público na preservação do prédio da Igreja Matriz Nova de Santo Antonio, dado o valor histórico, cultural, arquitetônico e turístico para a comunidade, dando origem à pujante cidade que hoje conhecemos”. O prédio da Igreja Matriz Nova fica na Rua Dr. Vieira Bueno, no Centro, e pertence à Diocese de Limeira.
A Secretaria Municipal de Planejamento se encarregará de promover a anotação de tombamento no cadastro do imóvel, bem como providenciar as necessárias averbações no Registro de Imóveis de Americana. O bem tombado fica sujeito às normas de proteção e conservação e de outras normas que venham a ampliá-las, substituí-las ou modificá-las.
HISTÓRICO
Em agosto de 2017, Omar anunciou o tombamento da Igreja Matriz, aprovado pelo Condepham e Diocese de Limeira na ocasião. A partir da década de 1950, a Igreja Matriz passou a ser conhecida como Matriz Velha, depois da construção da Nova Matriz de Santo Antônio.
Com a elevação da Nova Matriz ao grau de Santuário Diocesano, em 2013, a “Matriz Velha” volta a ser a Matriz da cidade de Americana, informa a Prefeitura em seu site.
Em outubro deste ano, Omar aprovou parecer de tombamento do prédio da Casa Hermann Muller. O Codepahan aprovou em setembro. Em março de 2019, foram tombados 11 monumentos em Americana: os túmulos de Basílio Bueno Rangel e do Capitão Ignácio Correa Pacheco e o Mausoléu da Família Muller Carioba, todos no Cemitério da Saudade.
Completam a lista os monumentos Princesa Tecelã, na Avenida Antonio Pinto Duarte; Soldado Constitucionalista, na Praça Comendador Muller; Imigração Norte Americana, na Praça dos Americanos; Centenário da Cidade, na Praça XV de Novembro; Marco Zero, na Praça Basílio Rangel; Comendador Muller, na Praça homônima; Dr. Antônio Álvares Lobo, na Praça de mesmo nome, e Praça da Bíblia, na Avenida da Saudade.