sexta-feira, 24 janeiro 2025
AÇÕES PARA MULHERES

Nova Odessa adere a programa de ‘auxílio aluguel’ para mulheres vítimas de violência

Valor auxílio será de R$500
Por
Redação
Foto: Divulgação

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), assinou o termo de adesão do município ao programa do governo estadual que prevê um auxílio social para mulheres que sofram episódios de violência. O “Auxílio Aluguel Para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade” é voltado às vítimas que sofrem violência doméstica e de gênero e que já tenham medidas protetivas expedidas pela Justiça.

Com valor do auxílio de R$500, o programa é um apoio financeiro temporário para assegurar o direito da mulher a ter um espaço de proteção fora do alcance do agressor. De acordo com a prefeitura, mais informações sobre o procedimento de solicitação do benefício serão divulgadas em breve.

De acordo com o governo estadual, o auxílio é oferecido por seis meses, pago por meio da poupança social do Banco do Brasil. O benefício pode ser renovado por mais seis meses, mediante relatório multiprofissional da Assistência Social que comprove a permanência da situação de vulnerabilidade e risco para a mulher beneficiada.

O auxílio faz parte do Movimento SP Por Todas, uma série de ações articuladas para dar visibilidade às políticas públicas estruturadas e entregues para que as mulheres de São Paulo estejam seguras, com saúde e conquistem sua autonomia financeira. Mais informações sobre o movimento podem ser acessados no Portal da Mulher, que reúne os serviços disponíveis de valorização e proteção do público feminino: https://www.portaldamulherpaulista.sp.gov.br/.

“Desde o começo do nosso mandato, temos realizado diversas ações em prol das mulheres, como a criação da ‘Sala Lilás’ na Delegacia, o apoio ao trabalho do CRAS e do CREAS, a inauguração do CRESAM (Centro de Referência de Saúde da Mulher) e tantas outras. Agora, em parceria com o Estado, oferecer esse auxílio para que vítimas tenham condições dignas de moradia longe de seus agressores”, destacou Leitinho.

As mulheres de Nova Odessa vítimas de violências, que já tenham a medida protetiva judicial e queiram solicitar o “auxílio aluguel” temporário, poderão requerer o benefício pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), na Rua Duque de Caxias, 442, no Centro.

A equipe técnica do Creas vai auxiliar a mulher a organizar a documentação exigida para realizar a inscrição online no programa, assim que a ferramenta estiver disponível.

Rede de apoio

Desde 2021, a Prefeitura de Nova Odessa promove, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, uma série de ações permanentes de combate à violência de gênero e apoio às vítimas, como as campanhas anuais de conscientização ao enfrentamento de violências contra a mulher, durante o “Agosto Lilás”.

Nova Odessa mantém ainda um portal voltado às vítimas de violência, que conta com espaço para denúncia, vídeos de palestras, podcasts, entre outros serviços de apoio. O espaço pode ser acessado pelo endereço: https://www.novaodessa.sp.gov.br/cidadao/violencia-contra-mulher-saiba-mais-e-denuncie-aqui.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também