quarta-feira, 24 abril 2024

Prefeito de Hortolândia diz que só fecha comércio se Estado pedir

O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini (PDT), descartou fechar o comércio da cidade, durante live nesta quarta (24). O Comitê Municipal se reuniu e decidiu por manter o comércio aberto. 

“Se não tiver decisão do Estado, seguiremos abertos, porque estamos preparados. Só fecharemos se o Estado pedir, por conta da ocupação de leitos”. 

Entretanto, Perugini fez novo apelo. “Ao mesmo tempo que elogio os comerciantes e as igrejas, que têm seguido as normas, peço: ajudem-nos a inibir a aglomeração nas ruas”. 

O prefeito de Hortolândia já havia dito anteriormente que se os casos e mortes por coronavírus continuassem aumentando ele não pensaria em recuar “para salvar vidas”. 

Ele adiantou que o drive thru de testes rápidos, abertos à população, será neste final de semana e no seguinte. O anúncio oficial será feito no site da prefeitura na quinta-feira (25), com inscrição, obrigatória para a realização do teste. 

“Serão duas pessoas por veículo, tem que chegar com 30 minutos de antecedência. Só para quem se inscreveu. Não vai ter fila. Será a partir das 8h até as 13h, ao lado do Lago da Fé. Um teste bem rapidinho, sem risco de contaminação”, disse. Não foi informado quantos testes serão disponibilizados. 

Perugini destacou a importância da Unidade Respiratória, montada na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Nova Hortolândia. 

“Começamos com dez respiradores e 20 leitos. Agora estamos com 15 respiradores e 30 leitos. Na semana que vem chegaremos a 40 leitos e 21 respiradores só na Unidade Respiratória. E ainda temos os leitos de UTI do hospital municipal se precisar”. 

O prefeito revelou que, nesta semana, a Unidade Respiratória recebeu dois pacientes de Campinas e um de Monte Mor. “Ou seja, conseguimos dar a nossa contribuição para a região. Com exceção de Campinas, devemos ser a única cidade da região que está podendo ajudando outros municípios”, afirmou. 

Os túneis de descontaminação que serão instalados nas UPAs e no hospital municipal devem ficar prontos até segunda-feira (29). “Tivemos um atraso, mas estarão prontos. Será uma barreira de segurança”. 

Por fim, o prefeito voltou a criticar as festas e aglomerações que têm ocorrido na cidade. “Se a Guarda for pela segunda vez é multa de R$ 3.500. Não quero multar, quero salvar vidas, mas regra é regra, vale para todos”, garantiu. 

CURVA VIRA ‘SETA PARA CIMA’ 

O secretário adjunto de saúde de Hortolândia, Rodrigo Freire, afirmou que desde a flexibilização da quarentena, no dia 1° deste mês, a curva dos casos na cidade virou uma seta, para cima, que vem subindo ainda mais desde o dia 10 deste mês. “Aumentou a circulação de pessoas, muitas pararam de usar máscara”. 

Da quarta-feira passada (17) para esta quarta (24), a média de moradores de Hortolândia internados em leitos de UTI foi de 20 por dia. “Em abril era um por dia. É um número que está crescendo muito”, aponta Freire. A média de atendimentos na Unidade Respiratória nesta semana foi de 118 por dia. “Um volume enorme”, definiu. 

O secretário revelou que cerca de dois terços dos funcionários públicos que atuam na saúde (1.258 servidores) já foram testados, com apenas 15 infectados. 

“Mostra que temos 1,2% dos profissionais com a doença. Sinal de que as orientações e os equipamentos estão sendo plenamente efetivos. Os profissionais estão se sentindo mais protegidos”, afirmou. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também