O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza se reuniu nesta segunda-feira (25) com o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, para reforçar o pedido de desassoreamento das represas do bosque Manoel Jorge e do Parque Ecológico Isidoro Bordon, em Nova Odessa.
O encontro aconteceu em São Paulo e participaram também o secretário de Meio Ambiente de Nova Odessa, Edson Barros, o Nenê Gás, e o deputado federal Vanderlei Macris (PSDB).
Desde o final do ano passado, Bill vem batalhando pela realização do trabalho nas duas lagoas, com objetivo de contribuir para um ambiente mais agradável aos visitantes.
Em dezembro, o prefeito de Nova Odessa esteve reunido com o então secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Ricardo Borsari, oportunidade em que entregou o primeiro pedido de desassoreamento das represas.
Na ocasião, também participaram daquela reunião o secretário-executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahoz, o assessor-técnico da mesma entidade, Flávio Stenico, e o deputado Macris.
Em 18 de janeiro, acompanhado do diretor-presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa, Ricardo Ongaro, Bill se reuniu com o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Francisco Eduardo Loducca.
Naquele encontro, também realizado em São Paulo, participaram ainda o Diretor de Engenharia e Obras do DAEE, Paulo Roberto Nepomuceno da Silva, e o engenheiro Silvio Luiz Giudice.
“São duas áreas de lazer importantes da cidade. O Isidoro Bordon abriga, inclusive, um zoológico, que é muito frequentado pela população de Nova Odessa. A limpeza e desassoreamento dos lagos vão contribuir para um ambiente mais agradável para os visitantes”, destacou Bill.
“Saio deste encontro com esperança de que o governo estadual iria nos ajudar no trabalho de desassoreamento das represas, para que nós possamos devolver a beleza para esses dois locais”, completou o prefeito.
OBRA
O Bosque Manoel Jorge passou por obras de canalização da água que vai da Avenida Ampélio Gazzetta ao bosque. A obra é complementar ao Corredor Metropolitano Noroeste e já está concluída.
“A água corria direto pela terra, que ia parar dentro da represa do bosque, provocando o assoreamento completo. Eu pedi ao então governador Geraldo Alckmin a realização desta obra, que é muito importante e vai acabar definitivamente com este problema”, explicou o prefeito.
Foram construídos gabiões e muros de arrimo para contenção de erosão, assim como escada hidráulica para amortecer a velocidade da água e um canal pluvial das águas provenientes da Avenida Ampélio Gazzetta, até a lagoa dentro do bosque.