sábado, 15 novembro 2025
INVESTIGAÇÃO

Prefeito de Nova Odessa, Leitinho é alvo do MP por compras de mais de meio milhão de reais com dispensa de licitação em padaria

Ação aponta fracionamento de despesas e falta de documentos obrigatórios em pagamentos que somam R$ 548,2 mil entre 2023 e 2024
Por
Airan Prada
O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD). Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado de São Paulo ingressou com uma ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD). A Promotoria acusa o chefe do Executivo de autorizar suposto fracionamento ilegal de despesas e dispensar licitação em contratos que totalizam R$ 548,2 mil firmados entre 2023 e 2024 com a Padaria Storage, de Santa Bárbara d’Oeste.

Segundo o MPSP, as notas fiscais apresentavam apenas a descrição genérica “fornecimento de alimentação”, sem detalhamento de itens, quantidades ou justificativas para os valores pagos — prática que dificultaria a fiscalização.

Pagamentos fracionados
A Promotoria afirma que o prefeito autorizou dezenas de pagamentos em valores menores, que somados por ano superariam o limite legal para dispensa de licitação.

Além disso, o órgão aponta a ausência de documentos obrigatórios nos processos, como estimativa prévia de preços, justificativa da escolha da empresa contratada e parecer jurídico.

A ação pede a perda do cargo, suspensão dos direitos políticos e o ressarcimento integral dos valores supostamente pagos de forma irregular.

Prefeitura reage e pede inclusão no processo
Em nota, a Prefeitura de Nova Odessa informou que já tomou ciência da ação — ainda em fase inicial — e que solicitou sua inclusão como assistente litisconsorcial ativa, para atuar ao lado do Ministério Público na apuração.

O município afirma que anexou aos autos toda a documentação que considera necessária para a instrução do processo e pediu a inclusão, no polo passivo, “dos efetivos responsáveis pelo dano ao erário”.

A Padaria Storage foi procurada e informou que só irá se manifestar na segunda-feira (17).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também