O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (27), o cabo André Ricardo Saltarello, da Polícia Militar. O chefe do Poder Executivo entregou um certificado de reconhecimento, em nome de toda a população novaodessense, ao policial militar que, no sábado à tarde, salvou a vida de um bebê de 8 meses que se engasgou com leite.
“É uma honra, um orgulho e uma satisfação muito grande poder homenagear o André Saltarello, por ter salvado a vida do pequeno Gabriel. Digo isso não apenas como prefeito, mas principalmente como pai. Foi a mão de Deus agindo pelas mãos do Saltarello naquele momento, mas temos que reconhecer toda a técnica adquirida por ele e a tranquilidade. Meus sinceros agradecimentos a ele e também à Polícia Militar, uma instituição que faz por merecer toda a nossa confiança. O Saltorello salvou ali não apenas a vida de uma criança, mas a vida de toda uma família”, disse Bill.
No sábado, a Polícia Militar realizava a operação “Direção Segura” na Avenida Carlos Botelho. Por volta de 17h30, a família do menino – que reside no Jardim São Francisco – chegou até o local pedindo ajuda. A mãe pediu ajuda porque seu filho estava engasgado e sem conseguir respirar. O cabo Saltarello realizou a manobra de Heimlich para desengasgar a criança. O menino voltou a respirar e foi levado ao Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia, onde recebeu cuidados médicos. Aos militares, a mãe da criança disse que pediu ajuda à corporação pois já viu, por meio de reportagens, outros salvamentos realizados por policiais região.
Saltarello – que é pai do pequeno Kalleb, de apenas 1 ano – agradeceu ao prefeito pela homenagem e disse ter a certeza de que foi Deus quem o colocou na escala de trabalho, uma vez que estaria de folga no sábado. “Eu só fui informado de que deveria me apresentar ao trabalho na sexta-feira à tarde, porque era a minha folga no sábado. Num primeiro momento, achei que a família estava sendo vítima de um sequestro relâmpago, mas logo depois a mãe do Gabriel nos informou o que estava acontecendo e nós pudemos agir e, graças a Deus, conseguimos salvar essa criança. Eu tenho certeza que foi Deus quem me deu toda a tranquilidade para salvá-lo. Ele usou as minhas mãos”, afirmou o policial militar.