
O prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes (Republicanos), recebeu nesta quarta-feira (10) o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), para uma agenda institucional. A visita aconteceu na sede da empresa Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF) e reuniu autoridades locais, gestores baianos e representantes da sociedade civil.
Acompanhado do vice-prefeito Cafu César (PSB) e dos secretários Dimas Pádua (Desenvolvimento Econômico) e Atílio Pereira (Mobilidade Urbana), Zezé foi recepcionado pelo presidente da CAF Brasil, Renato Meirelles.
Ele apresentou a linha de produção e revisão técnica dos trens do tipo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Salvador. A comitiva do governador incluiu representantes da Prefeitura de Salvador, da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas, imprensa, comunidade e influenciadores digitais.
CAF voltou a produzir
A visita destacou a importância da retomada das atividades da CAF em Hortolândia. Após um período de ociosidade, a empresa voltou a operar em plena capacidade graças ao contrato firmado com o Governo da Bahia. O acordo prevê a revisão e adequações técnicas de 40 composições do VLT que irão atender à região do Subúrbio, em Salvador.
Segundo o prefeito Zezé, essa parceria representa mais do que um avanço na mobilidade baiana: é também uma vitória para Hortolândia.
“Com a retomada dos investimentos no trem de passageiros e, mais recentemente, com a revisão e adequações técnicas em 40 trens de Salvador, a CAF vem retomando suas operações em Hortolândia depois de um período de ociosidade. Com as encomendas, novos trabalhadores foram contratados. Recentemente, mais de 60 novos colaboradores foram admitidos e, com o apoio do nosso PAT, a empresa deve contratar muito mais, o que é bom para a nossa cidade e para a economia”, ressaltou o prefeito.

Entregas em dezembro
O primeiro trem do contrato será entregue ao Governo da Bahia no início de dezembro, dando início a uma etapa fundamental do projeto.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou que o investimento estadual ultrapassa a casa do R$ 1 bilhão, isso inclui a reforma dos trens e implantação do sistema de trilhos e estações, cujo objetivo é requalificar a malha ferroviária da capital baiana e oferecer um transporte público de qualidade para a região do subúrbio.
O novo sistema será composto por trens do modelo URBOS 100, fabricados pela CAF, reconhecidos internacionalmente por sua durabilidade, conforto e eficiência. Cada composição conta com sete vagões, duas cabines e capacidade para transportar até 400 passageiros.
“Estamos acompanhando de perto os ajustes técnicos que estão sendo feitos aqui em Hortolândia. A expectativa é de que os primeiros trens desembarquem em Salvador entre dezembro deste ano e janeiro de 2026, quando iniciaremos os testes”, afirmou Jerônimo.
Para o governador baiano, a obra é uma das principais promessas de mobilidade urbana da gestão estadual, substituindo parte do antigo sistema ferroviário suburbano.

União de esforços
“Esse é um projeto que nasce da união de esforços entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Salvador, o Poder Legislativo e o Tribunal de Contas, todos em torno de um objetivo comum: oferecer ao povo soteropolitano um transporte público mais moderno, confortável e integrado, que vai proporcionar qualidade de vida para todos”, acrescentou.
Para o prefeito hortolandense, a visita simboliza um novo ciclo de desenvolvimento. “É uma honra receber o governador Jerônimo Rodrigues e sua equipe em nossa cidade. Hortolândia tem trabalhado firme para ser referência em sustentabilidade, inovação e geração de empregos. Ver que nossa indústria está ajudando a transformar a realidade da mobilidade em Salvador é motivo de muito orgulho”, declarou.
“Com a entrega das primeiras composições prevista para dezembro, Hortolândia se posiciona como parceira ativa em um projeto que não apenas fortalece a economia local, mas também contribui para a melhoria da mobilidade urbana em uma das maiores capitais do país”, finalizou Zezé Gomes.