
A Prefeitura de Hortolândia adiou a liberação para o tráfego do novo Viaduto da Vila Real, que estava prevista para ocorrer nesta quarta-feira (28), e ainda não informou uma nova data. Segundo o município, a abertura foi adiada devido à necessidade de adequações nos guarda-corpos da estrutura antes da liberação do fluxo de pedestres e veículos.
Em nota, a administração municipal informou que “acompanha as ações necessárias e, por questões de segurança dos pedestres, será adiada a liberação do tráfego de veículos no Viaduto da Vila Real para a adequação dos guarda-corpos no local”.
Segundo a Prefeitura, uma nova reunião deve ser realizada nesta quinta-feira (29/01) entre representantes do município e da concessionária Rumo Logística, responsável pela obra, para oficializar uma nova data de liberação.
Asfalto e sinalização nos acessos
Nos últimos dias, equipes da Prefeitura realizaram a fresagem, a aplicação de nova capa asfáltica e a implantação de sinalização de solo entre as avenidas Thereza Ana Cecon Breda e São Francisco de Assis, que servem como acessos ao viaduto.
O novo dispositivo tem 385 metros de extensão total e 21 metros de largura, com quatro pistas. Nas extremidades, haverá um passeio simples de um lado e, do outro, um passeio com ciclovia.
Impacto esperado na mobilidade
A Prefeitura afirma que o viaduto deve criar uma rota direta entre regiões de Hortolândia e contribuir para o desenvolvimento econômico da Vila Real e bairros próximos. A obra também deve eliminar congestionamentos que ocorriam com a passagem de composições pela linha férrea.
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, antes da construção do viaduto o local registrava fluxo de 11 mil veículos por dia em cada sentido, totalizando 22 mil. Após a entrega, a expectativa é de 30 mil veículos por dia.
Obra ligada à renovação da Malha Paulista
A construção integra o caderno de renovação da Malha Paulista e, segundo a concessionária, tem foco em segurança e melhoria da mobilidade, com eliminação dos riscos de acidentes na passagem em nível sobre os trilhos.
Além da entrega do viaduto, a Prefeitura informou que está prevista a revitalização da Praça da Igreja Matriz, cuja área foi parcialmente desafetada para viabilizar a obra, e a revitalização do centro histórico, incluindo a área da antiga Estação Jacuba e ruas do entorno.





