segunda-feira, 25 novembro 2024
PREVENÇÃO FEBRE MACULOSA

Prefeitura de Campinas cria site com conscientização sobre a febre maculosa

Além do site, criação de comitê com cidades da região de Campinas compõem a campanha de prevenção à doença
Por
Isabela Braz
Foto: Reprodução/Prefeitura de Campinas

A Prefeitura de Campinas lançou neste sábado (17) um hotsite com informações sobre a febre maculosa, que traz alertas, dicas e responde as principais dúvidas sobre a doença e a forma de contágio.

Na nova ferramenta, disponível no endereço eletrônico https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/febremaculosa/inicio, além de informações para a população, há uma área especial para gestores e profissionais de saúde dos serviços particulares e do SUS Campinas.

Na área exclusiva para trabalhadores da saúde, é possível encontrar notas técnicas da Secretaria de Saúde sobre o uso da medicação, comunicados da prefeitura e matérias educativos, com vídeo aulas com 1h14m de orientações para o reconhecimento precoce da doença, e cartazes de orientação.

Na região, a doença que teve um foco de infectados na Fazenda Santa Margarida em Campinas, já foram registradas quatro mortes, uma internação e 16 casos suspeitos – sendo um deles em Americana.

Além de mais de 500 cartazes espalhados em postos de saúde da cidade, estão sendo produzidos mais de 40 totens, que serão instalados nas entradas e no interior dos parques municipais; mais de 350 placas de sinalização, que serão fixadas em áreas de matas, trilhas e fazendas; e pelo menos 15 mil folhetos informativos para serem distribuídos em ações diversas.

O Prefeito Dário Saadi (Republicanos) ainda propôs que fosse realizado um comitê com todas as Secretarias de Saúde das cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), para o enfrentamento da febre maculosa e discussão de ações conjuntas. O comitê contará também com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

O prefeito destacou a importância de trabalhar em conjunto com as 20 cidades porque a região toda é endêmica, ou seja, tem a presença da bactéria Rickettsia, causadora da febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela, há mais de 20 anos.

“É fundamental que as ações de enfrentamento à febre maculosa sejam articuladas além dos limites do município, que seja de maneira conjunta. Somos uma região com cerca de 3 milhões de habitantes e é importante a união neste momento de enfrentamento a uma doença tão complexa quanto a febre maculosa”, ressaltou o prefeito.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também