terça-feira, 6 janeiro 2026
IMPOSTO MUNICIPAL

Prefeitura de Campinas inicia distribuição dos carnês de IPTU nesta semana

Vencimentos ocorrem em 26 de janeiro para imóveis não residenciais e em 10 de fevereiro para residenciais e terrenos
Por
Guilherme Pierangeli

A Prefeitura de Campinas inicia nesta semana a distribuição dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbana) e da Taxa do Lixo. Ao todo, serão entregues 528.515 carnês no município.

Do total, 338.361 correspondem a imóveis residenciais e 36.749 a imóveis não residenciais, entre verticais e horizontais. Também estão incluídos 5.270 carnês de imóveis mistos, 84.290 de terrenos e 63.845 de vagas de garagem.

O edital de lançamento do IPTU e da Taxa do Lixo de 2026 será publicado no dia 9 de janeiro. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA.

Vencimento
Em 2026, os vencimentos do imposto foram definidos para 26 de janeiro no caso de imóveis não residenciais, como comércio, indústria e serviços, e para 10 de fevereiro para imóveis residenciais e terrenos. 

O pagamento em cota única garante desconto de 5%, com possibilidade de parcelamento em até 11 vezes.

Descontos e prazos
Contribuintes que optaram pelo IPTU Digital têm direito a desconto adicional de 1%, limitado a R$ 100. O abatimento é válido apenas para pagamento em cota única.

O secretário municipal de Finanças, Aurílio Caiado, alerta que o benefício não se estende após o primeiro vencimento. “É importante lembrar que, após o vencimento inicial, conforme consta no carnê, não haverá mais a possibilidade de pagamento da cota única. As parcelas devem ser pagas na data de vencimento, para que não haja incidência de juros e multas”, afirmou.

Ao todo, serão entregues 528.515 carnês no município. Foto: Guilherme Pierangeli/TV TODODIA.

O valor total lançado em 2026 ultrapassa R$ 1,9 bilhão. Segundo Caiado, o recurso é integralmente destinado ao município. “Esse é um tributo muito importante, porque fica 100% para a cidade. Esse recurso é investido em infraestrutura, educação, saúde, assistência social, entre outras áreas”, disse.

Neste ano, não houve aumento real do imposto, apenas a correção da UFIC em 4,49%, índice baseado no INPC do IBGE.

Segunda via e revisão
A segunda via dos carnês estará disponível a partir do dia 9 no site da Secretaria de Finanças, na área do IPTU.

Pedidos de revisão do lançamento poderão ser feitos até 13 de fevereiro. Em caso de impugnação, a orientação é que o contribuinte realize o depósito administrativo para evitar cobrança de juros e multas se o pedido for indeferido.

Informações e atendimento
O edital de lançamento do IPTU e da Taxa do Lixo de 2026 será publicado no dia 9 de janeiro. Dúvidas podem ser esclarecidas junto à Secretaria de Finanças pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no telefone (19) 3755-6000, ou pelos canais virtuais disponíveis no site da prefeitura.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também