segunda-feira, 8 julho 2024
MELHORA NA SAÚDE

Prefeitura de Nova Odessa inaugura UTI

Obra anexada ao Hospital Municipal já está em funcionamento, com equipamentos de qualidade e equipe capacitada
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/Prefeitura de Nova Odessa

A Prefeitura de Nova Odessa inaugurou nesta sexta-feira (5) a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital e Maternidade Municipal de Nova Odessa Doutor Acílio Carreon Garcia. A UTI leva o nome do médico Doutor Lourenço.

O novo anexo, construído e equipado “do zero” pela atual gestão municipal, fica na Rua Waldemar Ignowski, s/n, no Bosque dos Cedros – “atrás” do Hospital. Com equipamentos de última geração, após a inauguração o espaço já passou a ser utilizado por um novo paciente.

A UTI Municipal conta com cinco leitos, sendo quatro leitos gerais e um em isolamento para pacientes com doenças infectocontagiosas, com sistema de exaustão e purificação de ar próprio. Todos os insumos e aparelhos necessários já estão no local prontos para uso, incluindo cinco respiradores de última geração, dois focos cirúrgicos, carrinho de emergência, monitores cardíacos etc. O Posto de Enfermagem central fica estrategicamente localizado de frente para os leitos.

Segundo o prefeito Cláudio José Schooder (PSD), o Leitinho, essa é a grande entrega da sua gestão. “Sabemos que o sistema CROSS demora e as vezes a patalogia que a pessoa tem não pode esperar e ela acaba perdendo a vida. Então inauguramos uma UTI moderna, dinâmica e capacitada para atender com muito amor e carinho nossa população”, diz o prefeito.

O médico cardiologista e intensivista, Maurício de Almeida Ferreira, será quem coordenara a UTI no município. Segundo ele, a equipe montada do zero é extremamente capacitada. “Essa UTI que conseguimos montar é de um nível muito elevado. Eles (os equipamentos) são de ótima qualidade. São os mesmos ventiladores de grandes hospitais de São Paulo, não há nada superior no mercado. O que tinha de melhor está adquirido para a população de Nova Odessa”, diz orgulhoso.

A coordenadora de enfermagem, Carolina Stênico Mosna, relata que os profissionais responsáveis pela UTI novaodessense passaram por treinamento para utilização dos novos equipamento, mas todos já possuem experiência para trabalhar no local. “Vamos trabalhar com muito empenho e muita qualidade para prestar uma assistência que o paciente merece”, diz.

André Barros, responsável técnico da enfermagem, vê como um avanço uma entrega como essa. “Isso vai diminuir bastante as transfências. Nova Odessa é uma cidade com muitos idosos, precisa de um olhar diferente para eles e isso vai ajudar bastante […] vai ajudar muito a esses pacientes que ficam em filas”, complementa.

O QUE É O CROSS?

A Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), é um serviço coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde para promover a articulação e integração de centrais de urgência, internações, consultas e serviços de apoio diagnóstico terapêutico.

Na emergência, é ela quem regulamenta as vagas e destina os pacientes para as UTI’s. Anteriormente, os pacientes de Nova Odessa que precisam de internação em leitos de UTI eram encaminhados para hospitais de referência na região.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também