quinta-feira, 18 abril 2024

Prefeitura de Santa Bárbara apura se furto de fios de UBS estragou vacinas

A Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste está avaliando se o furto de fios de energia elétrica pode ter afetado a qualidade das vacinas armazenadas, inclusive contra Covid-19, que ficaram sem refrigeração, na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Conjunto Habitacional Roberto Romano, na Rua Profeta Jeremias, no Jardim Laudissi, em Santa Bárbara d´Oeste, na madrugada desta quinta-feira.

Por causa do ocorrido, a vacinação foi suspensa na unidade de saúde.

A revelação foi feita pela secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, que participou por videoconferência da audiência pública de saúde do terceiro quadrimestre do ano passado, de apresentação das contas do setor de saúde, realizada na Câmara, na manhã desta quinta-feira (25).

A secretária informou que ficou sabendo do ocorrido e, por enquanto, não tem como falar em perda de vacinas. Ela informou que as vacinas foram encaminhadas para avaliação técnica e aguarda o resultado.

A quantidade de vacinas armazenada na unidade não foi informada pela secretária, mas comentou que havia todos os tipos de imunizantes armazenados no posto de saúde, ao responder pergunta feita pelo vereador Carlos Fontes.

O boletim de ocorrência menciona que a vigilante E.C.S.S., 47, constatou o furto de 200 m de cabos de grossa bitola que saem do poste de energia e alimenta a UBS, nesta quinta-feira (25). O registro policial não menciona o estrago das vacinas.

A reportagem do TodoDia ligou nos dois telefones fixos da unidade de saúde, e ambos estão fora de serviço.

A Prefeitura de Santa Bárbara se manifestou por nota. “O Município de Santa Bárbara d’Oeste informa que na madrugada desta quinta-feira (25) houve o furto de fiação da UBS do Romano e Laudissi, ocasionando a interrupção do fornecimento de energia elétrica no local. Com isso, de acordo com a Vigilância Epidemiológica Municipal, as vacinas que estavam armazenadas na unidade foram recolhidas e passarão pela avaliação do serviço técnico regional responsável pelos imunobiológicos”, cita a nota.

Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso será apurado pela Polícia Civil. “Vale ressaltar que a UBS conta com vigilância”, traz a nota.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também