Os moradores de Santa Bárbara d’Oeste ainda enfrentam o problema da falta de coleta de lixo na cidade. O diretor da empresa Consórcio Santa Bárbara, Vinícius Ferencile, responsável pelo serviço informou, nesta quinta-feira (4), que os trabalhos continuam e foram coletadas 270 toneladas de resíduos na quarta-feira (3) e 183,5 toneladas na terça-feira (2). No dia 27 de dezembro, o lixo retirado das ruas chegou a 311 toneladas. São 764,5 toneladas de lixo recolhidos em apenas três dias no município.
Ele ainda detalhou que normalmente são retiradas 180 toneladas de segunda-feira e terça-feira, sendo 120 toneladas nos demais dias. “Períodos chuvosos e final de ano têm acréscimo de 10 a 25%”, disse Vinícius Ferencile. A reportagem do TodoDia percorreu a Zona Leste do município após denúncias dos moradores na tarde desta quinta-feira.
A Rua Tenente Coronel Jose Gabriel de Oliveira Souza, no bairro Santa Fé ao lado do Parque Zabani, está repleta de lixo em duas lixeiras e no chão ao lado do CIEP Carmelina Pellegrino Cervoni. O porteiro Anton de Oliveira, de 49 anos, mora no bairro há mais de 20 anos e diz nunca ter visto uma situação parecida e diz que os resíduos estão no local há um mês.
“Primeiramente, é uma falta de responsabilidade. Segundo, é uma falta de respeito porque ficar praticamente 30 dias com esse lixo aí descartado. Vai ficando esse lixo e fica exposto a bichos como escorpião e cobra”, reclamou. A reportagem também recebeu imagens de lixo acumulado nos bairros Vila Sartori, Vila Mariana, Jardim São Francisco e Parque dos Ipês.
O que diz a Prefeitura de Santa Bárbara?
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste disse, através de nota, que a coleta de lixo ocorre de acordo com cronograma do dia, além do reforço de caminhões que atuam no recolhimento de resíduos em bairros em que houve atraso por conta do maior volume de lixo produzido durante as festas de fim de ano. “A previsão é que o serviço seja normalizado até o final da noite”, informou.
Dias das coletas de lixo na cidade
A coleta é realizada em dias alternados em Santa Bárbara, sendo 50% de segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira. Os outros 50% ocorrem terça-feira, quinta-feira e sábado. Na região central e nos grandes geradores (supermercados, shoppings e alguns condomínios) aos domingos.