
A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de combate à dengue, especialmente no bairro Jardim da Paz, um dos bairros que apresenta maior número de casos no município.
A região já recebeu mutirão de limpeza para retirada de criadouros do mosquito Aedes aegypti, além da nebulização veicular, e agora passa pela etapa de nebulização casa a casa.
Desde o início da operação, 659 imóveis foram atendidos com a aplicação de inseticida, medida que complementa os esforços de prevenção à doença.

O inseticida também está sendo aplicado por meio do chamado”fumacê”, com veículos circulando das 18h às 21h e cobrindo 295 quarteirões, o que representa cerca de 13.300 imóveis beneficiados com a ação.
O coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Jorge da Silva Gomes reforça a importância dessa ação“A nebulização é uma etapa importante, mas não é uma solução isolada. Estamos intensificando as ações justamente nos bairros com maior número de casos, como o Jardim da Paz, porque sabemos que cada residência conta nessa luta. Nosso maior aliado é o morador atento, que elimina a água parada antes que o mosquito apareça”, explica Gomes.
Campanha e prevenção
As ações fazem parte da campanha municipal “Todos Contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que reforça o Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) e mobiliza diversos setores da administração pública.
Para conscientizar a população, a Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação elaborou uma cartilha e um check-list de prevenção, distribuídos à rede municipal e estadual de ensino. O material tem sido usado em atividades educativas com professores e alunos.
Além disso, 200 mil folders informativos estão sendo distribuídos pelos agentes de controle durante visitas domiciliares e ações públicas.
Reforço nas equipes
Com o avanço da epidemia, o município implementou um sistema de monitoramento online baseado em Inteligência Artificial, que permite acompanhar os casos em tempo real e orientar melhor as estratégias de enfrentamento.
Para reforçar a equipe de campo, a Prefeitura contratou 24 agentes de promoção da saúde por concurso público, que estão em fase de capacitação. Eles atuarão na prevenção e no acompanhamento de pacientes sintomáticos nas unidades de saúde, seguindo o Plano de Contingência local.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estão equipadas com testes rápidos para dengue, aplicados conforme critérios clínicos e epidemiológicos.
Além disso, a vacinação contra a dengue segue disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, nas UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nas unidades da Praia Azul e São Vito, o atendimento é estendido até as 20h.
Diante do aumento expressivo dos casos, a Prefeitura decretou situação de emergência em saúde pública, conforme o Decreto nº 13.702/2025. A decisão acompanha o estado de epidemia declarado pelo Governo do Estado de São Paulo (Decreto Estadual nº 69.359/2025).
O decreto municipal permite a adoção de medidas emergenciais, como:
Contratação emergencial de serviços e insumos;
- Admissão temporária de servidores;
- Prorrogação de contratos essenciais;
- Reforço na fiscalização de imóveis e terrenos abandonados;
- Aplicação de sanções a moradores com focos do mosquito;
- Mobilização de equipes intersetoriais;
- Suspensão de férias e folgas de servidores envolvidos nas ações.
A Sala de Situação Municipal, instituída pelo Decreto nº 13.703/2025, é responsável pelo monitoramento dos indicadores e pela coordenação das atividades de enfrentamento.
A validade do decreto é de 90 dias, podendo ser prorrogada conforme a necessidade.
A campanha “Todos Contra a Dengue” conta com a participação ativa de diversas secretarias municipais, como Meio Ambiente, Educação, Obras, Habitação, Planejamento, Assistência Social, Comunicação e Serviços Urbanos. Também colaboram a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana), a Defesa Civil, o DAE e a CPFL Paulista, além da Diretoria Regional de Ensino.