Domingo, 28 Novembro 2021

Prefeitura pede descarte correto de resíduos

CidadesLixo

Prefeitura pede descarte correto de resíduos

Grade de contenção foi instalada em fevereiro, com o objetivo de impedir que resíduos ultrapassem a barreira e contaminem a lagoa

Grade de contenção | Evita lixo direto na lagoa (Foto: Prefeitura de Hortolândia / Divulgação)
Com o início da temporada de chuvas, Hortolândia voltou a registrar um problema ambiental, causado pelo descarte irregular de resíduos. Em decorrência das chuvas registradas neste domingo (17) e ontem (18), houve acúmulo de lixo e materiais recicláveis na borda da lagoa do Observatório Ambiental Parque Escola (antigo Creape), localizado na Rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago. Segundo a prefeitura, o material não se espalhou porque uma grade de proteção foi instalada na borda com o objetivo de impedir que resíduos ultrapassem a barreira e contaminem a lagoa.

A prefeitura fez a instalação da grade em fevereiro deste ano. Nesta segunda-feira, estava prevista a retirada dos resíduos presos na grade, ação pelas Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Urbanos.

No mês passado, a prefeitura reabriu o Observatório Ambiental Parque Escola, que recebeu diversas melhorias e benfeitorias para que a população possa desfrutar de momentos lazer.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o acúmulo de lixo nas bordas da lagoa acontece porque a população faz o descarte irregular de resíduos e materiais recicláveis, tais como garrafas PET e plástico, em vias públicas.

Esse material é arrastado pela chuva, cai na rede subterrânea de águas fluviais e se acumula em diferentes pontos da cidade. Além disso, o descarte irregular de resíduos também pode causar o entupimento da rede de esgoto.

"A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça a orientação para que a população também faça sua parte e colabore para manter a cidade limpa e evitar esses problemas. Os moradores devem fazer o descarte correto de resíduos e materiais reaproveitáveis nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) disponíveis na cidade", informou a prefeitura, em nota, acrescentando que em breve serão inaugurados dois PEVs. A lista dos pontos de descarte está disponível no site da prefeitura, pelo link http://www2.hortolandia.sp.gov.br/meio/item/17787-coleta-seletiva. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/