sexta-feira, 4 abril 2025
PROCESSO DE REVISÃO

Prefeitura quer ouvir a população sobre o saneamento básico em Hortolândia

A partir desta segunda-feira (07), a empresa contratada fará oficinas abertas ao público para ouvir avaliações sobre os serviços de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos
Por
Redação
Foto: Divulgação/Prefeitura de Hortolândia

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Hortolândia, aprovado em 2016, encontra-se em processo de revisão. Para realizar o serviço, a Prefeitura contratou a empresa Líder Engenharia & Gestão de Cidades.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, durante a primeira etapa dos trabalhos de revisão, a empresa fará um diagnóstico acerca da prestação de quatro serviços essenciais, ligados ao saneamento básico. São eles: tratamento e fornecimento de água, captação e tratamento de esgoto, drenagem de água da chuva e manejo dos resíduos sólidos (lixo orgânico e lixo reciclável).

Para ouvir a população, nas cinco regiões da cidade, a empresa promoverá, a partir desta segunda-feira (07) até o dia 10, uma série de “oficinas de diagnóstico para revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico”. Durante os encontros haverá apresentação dos principais pontos do Plano e levantamento de informações com os participantes sobre eles. 

Confira a data e o local das oficinas:

  • segunda-feira (07/04), às 14h – OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), Rua Bolívia, 290, Jd. Santa Clara do Lago
  • terça-feira (08/04), às 8h30 – CRAS Rosolém, Rua Guido Rosolém, 177
  • quarta-feira (09/04), às 9h – ETEC Hortolândia, Rua Cap. Lorival Mey, 750, Remanso Campineiro  
  • quarta-feira (09/04), às 14h – CRAS Jd. Amanda, Av. Tarsila do Amaral, 540
  • quarta-feira (09/04), às 15h30 – CRAS Jd. Amanda, Av. Tarsila do Amaral, 540
  • quinta-feira (10/04), às 8h30 – CRAS Novo Ângulo, R. Francisco Bereta, 330

Além dos encontros presenciais, a população poderá enviar dúvidas e sugestões para o e-mail da empresa: [email protected]. As mensagens sobre a prestação dos serviços de saneamento básico em Hortolândia poderão ser enviadas de 21 de abril até 31 de agosto deste ano.

Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, nesta etapa de elaboração do diagnóstico, a Líder Engenharia & Gestão de Cidades visitará alguns locais estratégicos, ligados à prestação dos serviços de saneamento básico na cidade, dentre eles o Paço Municipal, a ETA (Estação de Tratamento de Água), a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), os pontos de coleta seletiva (PEVs e LEVs), associações ou cooperativas de catadores, pontos viciados de descarte irregular, áreas de transbordo de resíduos e o local de captação de água a ser tratada e distribuída à população.

“Na Revisão do Plano de Saneamento Básico, é essencial a participação da população para a elaboração do diagnóstico dos atuais serviços prestados pelo município referente a água, esgoto, drenagem e resíduos, elucidando novas  implementações que poderão contribuir na efetivação de Políticas Públicas  voltadas ao Saneamento Básico da nossa cidade”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, Eliane Nascimento.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também