sábado, 19 abril 2025

Prefeituras da região descartam volta às aulas presenciais em setembro

Prefeituras da região descartaram a volta às aulas em setembro. O governo do Estado anunciou o retorno para 8 de outubro, mas permitiu que os municípios retomassem algumas atividades, como reforço escolar, ainda em setembro, desde que após 28 dias na fase amarela. A região está na fase amarela desde 8 de agosto, portanto, se alguma prefeitura quisesse, as aulas poderiam voltar ainda em setembro. 

A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento do Coronavírus e da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, informou que criou uma Comissão Especial para tratar da retomada das aulas presenciais no município ou da finalização do ano letivo somente com aulas remotas, frente à pandemia. 

O objetivo da comissão, aponta o Executivo, é dar voz a representantes de vários segmentos, “convidando-os a participar da elaboração do documento, a fim de garantir múltiplas contribuições nos temas a serem discutidos sobre o protocolo de biossegurança”. 

A comissão enviou um questionário aos pais e familiares dos alunos, para consulta. “Com o resultado preliminar e a avaliação do cenário municipal, as aulas presenciais no município de Hortolândia não voltarão no mês de setembro”, informou a administração. 

A nota da prefeitura ressalta que o município avalia, diariamente, o cenário, visando garantir a segurança física, biológica e a saúde dos alunos e de todos os profissionais da educação, além disso, participa das discussões com os demais secretários de Educação da RMC (Região Metropolitana de Campinas). 

Sumaré disse em nota que segue as orientações do governo do Estado e que as aulas só retornam a partir de 7 de outubro, conforme calendário estadual. 

A Prefeitura de Campinas anunciou nesta segunda-feira (31) que está descartada a volta às aulas em setembro para reforço e que avalia o retorno apenas de aulas do ensino infantil, para crianças de 4 e 5 anos, ainda em setembro, caso seja o desejo dos pais. 

O prefeito Jonas Donizette (PSB) vai consultar os pais de alunos sobre a volta às aulas. Uma pesquisa está disponível no site da prefeitura. 

Crianças de até 3 anos não terão o retorno das aulas presenciais. Jonas também definiu critérios da retomada, a partir de outubro, se a região permanecer na fase amarela. 

As aulas presenciais serão inicialmente apenas para estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede municipal, da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e de cursos técnicos, com retorno facultativo (com exceção do grupo de risco, proibido de ir). 

Alunos de outras faixas etárias seguirão com aula à distância. “Nós temos 45 mil infectados. Isso quer dizer que temos 1,1 milhão suscetíveis ao vírus, não só crianças. Vamos fazer essa distinção, do 5º e 9º ano”, explicou o prefeito. 

Jonas ainda prometeu que todos os profissionais de educação serão testados do coronavírus antes do início da volta às aulas. O prefeito negocia com o governo do Estado a disponibilização de testes na rede municipal de ensino. 

As prefeituras de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara não responderam ao questionamento da reportagem. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também