Prefeituras das cidades de Limeira, Rio Claro e Sorocaba são acusadas de levar pessoas em situação de rua para Piracicaba e deixá-las vagando pela cidade. A afirmação foi feita pelo secretário Edvaldo Brito, da SMADS (Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família) de Piracicaba.
Vídeo aponta transporte de pessoas em situação de rua
Em um vídeo publicado nas redes sociais, Brito afirma que esses municípios estariam transportando pessoas em situação de vulnerabilidade para Piracicaba por meio de ônibus. Segundo ele, uma mulher teria sido retirada de seu trabalho informal em Rio Claro e encaminhada ao município piracicabano. O secretário também informou que foi instalado um estande na rodoviária para o cadastramento dessas pessoas.
Possível acionamento do Ministério Público
Brito atribuiu a situação ao sucesso do Projeto Superação, que, segundo ele, é uma iniciativa de alto investimento voltada à resolução de problemas sociais em Piracicaba. Afirmou ainda que, caso esses municípios precisem de apoio, devem procurar a administração municipal para buscar auxílio, desde que haja vontade política. O secretário ressaltou que, se a prática continuar, o Ministério Público será acionado e defendeu que cada cidade seja responsável pelo cuidado de seus próprios cidadãos.

Segundo Brito, todos os casos serão registrados para formalização da denúncia. Ele afirmou ainda que haverá fiscalização nas entradas da cidade, com o uso do sistema Muralha Paulista, e classificou a situação como crime.
Prefeituras negam acusações
A Prefeitura de Rio Claro negou as acusações. Em nota, informou que seus técnicos são orientados a realizar o acolhimento das pessoas em situação de rua dentro do próprio município. Nos casos em que a pessoa não deseja permanecer, é feito contato prévio com os serviços socioassistenciais do município de destino, garantindo referência e possibilidade de atendimento. A concessão de passagens ocorre apenas nessas situações ou quando o destino indicado pela própria pessoa é definitivo, como retorno ao convívio familiar ou a uma rede de apoio, sempre com contato e confirmação prévios.
Ainda segundo a administração de Rio Claro, apenas quatro passagens para Piracicaba foram concedidas nos últimos quatro meses, todas inseridas em um trabalho técnico voltado à superação da vulnerabilidade social. O município informou também que está apurando o caso específico citado pelo secretário, lamentou as acusações e destacou que realiza um censo da população em situação de rua.
Em nota, a Prefeitura de Limeira afirmou ser falsa a informação de que pessoas em situação de rua estariam sendo enviadas irregularmente para Piracicaba. O município informou que, desde novembro, a Secretaria de Promoção Social custeou seis passagens para Piracicaba, todas mediante solicitação dos próprios atendidos e dentro dos critérios legais. Desse total, três passagens foram destinadas a pessoas que se deslocaram para a realização de perícia junto ao INSS e retornaram a Limeira. As outras três foram solicitadas por pessoas que manifestaram o desejo de voltar ao município por possuírem familiares ou outros vínculos na cidade.
A Prefeitura de Sorocaba foi procurada, mas até a publicação desta reportagem não havia se manifestado.





