
A região sudeste do Brasil está vivenciando uma formação de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), que carrega umidade da região Norte do País para o centro-oeste, sudeste e sul brasileiros. São os chamados ‘rios voadores’, que muito ajudam a agropecuária, mas podem gerar altos volumes acumulados de chuva.
A semana começou com o tempo relativamente firme, mas sofrendo mudanças já no fim da tarde de segunda-feira (22). Para esta terça-feira, a região terá chuva de forma recorrente ou persistente, podendo ocasiões com picos de intensidade que poderão gerar pontos de alagamento, especialmente em regiões de bacia. São esperados para o dia de hoje um volume acumulado de até 24,6mm, segundo informa o Metsul.
Isso ocorre devido à convergência de umidade nos níveis mais baixos da troposfera, e aos padrões de escoamento atmosférico em altitude, que proporcionam um ambiente favorável ao desenvolvimento de nuvens de chuva. “É sempre importante lembrar que nesta época do ano, durante o verão climático, a chuva no Brasil está associada principalmente ao calor e à umidade. Nuvens carregadas se formam por convecção e podem despejar altíssimos volumes localizados de chuva em curto intervalo (…). São episódios isolados de precipitação extrema acompanhando temporais que podem trazer chuva de 100 mm a 200 mm em poucas horas”, destaca a Metsul Meteorologia.
O Cepagri/Unicamp informou que até às 13h30 desta terça-feira (23), a estação meteorológica registrou um volume total de 16mm e as temperaturas permanecem baixas desde a madrugada, em torno de 19 a 20ºC. A temperatura máxima está prevista em 23ºC, também com períodos de ventos moderados a fortes, sobretudo à noite.
Já para quarta-feira (24), são previstas condições melhores, com o tempo mais firme, apresentando aberturas ocasionais de sol, intercalando com períodos nublados. Contudo, as chances de termos chuvas generalizadas são pequenas, entretanto, há possibilidade de chuvas isoladas, em forma de pancadas a qualquer momento do dia, não se descartando algumas trovoadas. As temperaturas deverão oscilar entre 18 e 26ºC, mantendo a previsão de ventos moderados a fortes no início da manhã e a partir do entardecer.
Para a quinta-feira, são esperadas condições de céu parcialmente nublado a encoberto, com possibilidade de pancadas de chuva ou mesmo alguns temporais. As temperaturas seguem relativamente amenas para a época do ano, ficando entre 18 e 25ºC, e períodos de ventos moderados a fortes.
Para o fim de semana, o tempo promete ter alguma instabilidade. Sexta-feira são previstas pancadas isoladas de chuva, com possibilidades de raios e trovoadas, além de rajadas de ventos. São esperados acumulados de 2,6mm e ventos moderados em torno de 26km/h. O sábado deverá apresentar chuvas generalizadas e também um acumulado de precipitação maior, totalizando 6,8mm. e ventos leves, com velocidade máxima de 17km/h. O domingo deve registrar tempo firme, com sol entre nuvens para dar um alívio à população, mas as chuvas retornarão na segunda-feira.
Confiram a situação das cidades de nossa região para esta terça-feira, de acordo com informações das Defesas Civis locais.

AMERICANA
Durante a tarde desta terça-feira (23), a Defesa Civil de Americana não recebeu nenhum chamado de emergência e o rio Piracicaba encheu, mas não o suficiente para causar alagamentos. E choveu a quantidade de 16.8 milímetros nesta tarde.
SANTA BÁRBARA D’OESTE
Em Santa Bárbara d’Oeste, de acordo com a Defesa Civil, está tudo tranquilo e não tiveram nenhum chamado. E a quantidade de milímetros de chuva do dia só vai ser realizada na quarta-feira (24).
Até o fechamento desta matéria, não houve retorno das cidades de Nova Odessa, Hortolândia e Sumaré.