
A virada do ano deve ser marcada por chuvas, rajadas de vento e raios na RMC (Região Metropolitana de Campinas), segundo um alerta divulgado pela Defesa Civil nesta quinta-feira (28). O tempo deve mudar durante o sábado (30). A previsão é de que uma frente fria permaneça na região até a segunda-feira, primeiro dia de 2024.
De acordo com informações do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, há potencial para temporais e chuva intensa e volumosa a partir da tarde deste sábado, com temperaturas estimadas entre 22 e 32ºC.
Já para o domingo (31), véspera de Ano Novo, as chances de chuva são menores, mas não estão descartadas, afirmam os pesquisadores. “Dependerá essencialmente das características da frente fria à medida em que ela chega ao sudeste brasileiro. As temperaturas ficam entre 18 e 27ºC, com ventos moderados”, informou o Cepagri em boletim.
QUINTA-FEIRA E SEXTA
“A previsão para a quinta-feira (28) é de predomínio de sol com períodos de parcialmente nublado. Embora alguma nebulosidade deva se formar durante o dia, não devem encontrar um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, o que inibe a possibilidade de chuvas. As temperaturas ficam entre 17 e 32ºC.
Nesta sexta-feira (29), a tendência é de um dia quente, com mínima em torno de 21ºC e máxima em torno de 35ºC. Ao longo da tarde, a nebulosidade que se formar terá condições para culminar em pancadas de chuva, especialmente a partir do final da tarde e nas primeiras horas da noite, de caráter isolado, mas que poderão ocasionar chuva localmente forte e descargas elétricas, além de ocasionais rajadas de vento. “Tempestades que se desenvolverem no início da noite poderão ter maior tempo de duração e maior abrangência, exigindo maior atenção pelo maior potencial de riscos”, explica o Cepagri.