
Começou, na última sexta-feira, a 37ª edição da Festa do Peão de Americana, um dos maiores eventos do gênero no Brasil. Com shows de grandes nomes da música nacional, competições de rodeio e uma estrutura repaginada, o evento se consolida como um marco cultural que atrai milhares de visitantes de todas as regiões do estado. Mas, além dos cantores famosos e dos camarotes badalados com nomes da alta sociedade americanense, quem realmente faz a Festa do Peão acontecer é o público, que vê, no evento, a ponte entre o passado nostálgico e a oportunidade de criar novas memórias no presente.
Um dos casos é o de Everton Ribeiro e Kauany Eduarda, que há anos marcam presença no rodeio com toda a família e que, em 2025, criam uma nova história no rodeio levando a pequena Lavínia de 2 anos pela primeira vez “Hoje a gente veio participar com a família, fazer algo diferente. Para sair num final de semana, [pois] às vezes a gente fica só dentro de casa. Então trouxemos a família toda pra curtir uma noite. Eu compro ingresso pra todos os dias. A ideia é, sim, passar a tradição de geração em geração. Com certeza. Esperamos que a cada ano fique melhor ainda, pra curtir num ambiente familiar.”, diz Everton.

O evento segue atraindo visitantes de diversas regiões do estado, seja em família inteiras, seja em grupos de amigos, aqueles que gostam do rodeio ou veem no evento uma oportunidade de conhecer de perto seu artista favorito, percorrendo muitos quilômetros para participar. “Nós somos de São Paulo, é a primeira vez aqui em Americana. Já fomos em Barretos, Jaguariúna, Cajamar e Bragança. Estamos ansiosas para ver Henrique & Juliano, com certeza. A música que mais quero ouvir é Cidade Vizinha. Quando ouvi-la , podem ter certeza que eu vou estar chorando. A gente vem outros dias também”, afirma a dupla de amigas Vitória Vilar e Giovana Puzzi.

Para muitos estar no palco principal é sinônimo de sucesso, mas para outros apresentar-se em um palco alternativo do evento já se torna uma grande vitória. É a história de Rai Emanuel, de apenas 10 anos. Cantor e violeiro, ele participa pela segunda vez da festa. Com carisma e dedicação, o pequeno trilha seu caminho para chegar aos grandes palcos do país. “Ano passado eu cantei aqui, foi muito bom. Só tenho que agradecer a Deus mesmo. Podem esperar muita música boa e dedicação. No dia 15 agora, no Domingo da Família, eu vou estar aqui no Palco Sertanejo novamente, cantando mais uma vez. Eu sonho bastante em estar em um palco maior, mas, se Deus quiser, um dia eu consigo conquistar isso”, afirma o cantor.

A estrutura do evento inclui praça de alimentação, área kids, estacionamento, transporte especial e espaços temáticos. Uma das novidades deste ano é a instalação de uma roda-gigante dentro do recinto, oferecendo uma nova perspectiva para os visitantes.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
A festa segue com uma programação de peso para o segundo final de semana. Na sexta-feira (13), sobem ao palco Ana Castela, Murilo Huff e Edson & Hudson. No sábado (14), é a vez de Jorge & Mateus, Pedro Libe, Luan Santana, Sami Rico e Clayton & Romário. O encerramento acontece no domingo (15), com César Menotti & Fabiano e Guilherme & Santiago, dentro do tradicional Domingo da Família São Vicente.