domingo, 6 abril 2025
ALERTA DE GOLPE

Procon de Americana alerta a população do falso vídeo que tem circulado nas redes sociais contra o golpe do cashback

No vídeo dizia que as redes bancárias teriam que devolver uma quantia de cashback por cada compra realizada no cartão de crédito
Por
Vitória Silva
Foto: Divulgação

Você já recebeu um vídeo que diz que os consumidores tem direito a receber uma quantia em dinheiro de cashback? Se sim, fique atento!

A história que aponta que o Procon está obrigando empresas de cartão de crédito a devolverem dinheiro para as pessoas não passa de mais um golpe, que tem como propósito de enganar inocentes e conseguir fundos para grupos de criminosos.

Foto: Alessandro Araujo / rede TODODIA

A rede TODODIA conversou com o diretor do Procon de Americana, Estevão Luis Cardoso sobre vídeo que tem circulado nas redes sociais, em que a mensagem divulgada é uma notícia falsa de que o Procon teria obrigado as empresas de cartão de crédito a pagar uma multa milionária por terem escondido dos consumidores sobre o programa de cashback.

No vídeo dizia que as redes bancárias teriam que devolver uma quantia de cashback por cada compra realizada no cartão de crédito. Sendo que, essa quantia poderia chegar ao valor de até R$ 4.500 e para isso era só clicar no link.

O golpe consiste em induzir o consumidor a clicar no link para dar entrada no pedido do suposto cashback e que por meio do link são solicitados dados da pessoa. “Geralmente, quando a pessoa clica nesse ‘saiba mais’, ela é redirecionada para alguma conversa com alguém que não está com boas intenções. Vai pedir seus dados, pedir que você faça um pix para que você tenha direito a receber o valor”, explica o Diretor do Procon de Americana, Estevão Luis Cardoso.

Segundo Estevão, caso aconteça alguma coisa nesse sentido, a primeira coisa é fazer um boletim de ocorrência, procurar o banco que foi creditado os valores para tentar fazer um bloqueio cautelar. Porém, não existe uma garantia que a pessoa irá receber esse valor de volta, como foi repassado o dinheiro com senha, o banco entende que é uma operação legal.

O Procon de Americana orienta a população que, caso receba mensagens desse tipo, para evitar clicar em links duvidosos. “Desconfiem, não cliquem logo de cara, pergunte para outras pessoas, peça ajuda, venha ao Procon, procure os órgãos oficiais. Não cliquem em qualquer link, principalmente se for em rede social. A rede social é um mero entretenimento, ela não é um canal oficial, como um jornal, que verifica os dados antes de divulgar. Então, desconfie muito”, ressalta o Diretor.

Foto: Divulgação / redes sociais

Então, você consumidor, lembre que, nesses tipos de golpe, devem sempre desconfiar de promessas vantajosas. Nunca repasse valores, não envie fotos suas e de seus documentos, porque com isso eles fazem empréstimos, é muito perigoso. Não confiem neste tipo de mensagem.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também