O número de consumidores em busca dos seus direitos cresceu no mês de maio em Americana. De acordo com dados do Procon municipal, o setor de serviços financeiros liderou o ranking de reclamações registradas no período.
Somente contra instituições financeiras, foram 138 queixas registradas. No total, o Procon realizou 1.328 atendimentos em maio.
Além do setor financeiro, outros segmentos também figuram na lista de reclamações, como saúde, produtos, telecomunicações e serviços essenciais — incluindo fornecimento de água, energia e gás.

Crescimento nas queixas de aposentados
As principais queixas estão relacionadas a empréstimos não contratados, problemas com cartões de crédito, descontos indevidos e cobranças irregulares. Segundo o coordenador do Procon, Estevão Luis Cardoso Pavan, grande parte da demanda também corresponde a atendimentos para orientações, esclarecimento de dúvidas e registro de reclamações formais.
O coordenador do Procon destaca que houve um aumento expressivo nas reclamações em comparação com o mês anterior, principalmente envolvendo aposentados e pensionistas. Os principais relatos são de empréstimos consignados contratados sem autorização, vinculados diretamente aos benefícios do INSS.
“Essa situação é diferente daquela investigada pela Polícia Federal, que trata de descontos feitos por associações. No nosso caso, são problemas com contratos de empréstimos não reconhecidos, que impactam diretamente as aposentadorias”, explica Estevão.
Atendimento ágil e gratuito
O processo no Procon inicia com a análise da demanda apresentada. Em seguida, o órgão notifica formalmente o fornecedor — por sistema ou correspondência — para buscar uma solução. Caso não haja acordo, um processo administrativo pode ser aberto, podendo resultar em sanções à empresa responsável.
“Enquanto um processo judicial pode levar anos, no Procon o consumidor tem resposta em até 15 dias. Se a empresa não responder, reiteramos o pedido por mais 15 dias. Ou seja, em até 30 dias o consumidor já sabe se o problema foi resolvido, podendo também participar de uma audiência de conciliação”, destaca o coordenador.
O atendimento do Procon de Americana é gratuito e aberto a todos os consumidores. O órgão funciona nas dependências da Prefeitura Municipal, na Avenida Brasil, nº 85, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Também é possível obter informações pelo telefone 151.
A orientação do Procon é que o consumidor leia atentamente os contratos, verifique taxas e condições antes de assinar qualquer documento e, diante de qualquer dúvida ou irregularidade, procure o órgão para atendimento.