
A ação especial do Procon de Sumaré para a Black Friday, nesta sexta-feira (28), vai reforçar o atendimento aos consumidores diante do aumento de queixas e dúvidas comuns no período de promoções. Além do funcionamento normal da sede, o órgão instalará uma tenda de orientação no início da Avenida 7 de Setembro, próximo à Estação Ferroviária.
Dois pontos de atendimento
Segundo o secretário de Controle Interno e Transparência, Alisson Chuma, a estratégia é posicionar equipes em pontos opostos da principal via comercial do Centro, permitindo que os consumidores recebam orientação rápida e presencial ao longo do dia.

Dicas para evitar prejuízos
O Procon reforça que acompanhar a variação dos preços antes da Black Friday é fundamental para identificar eventuais aumentos artificiais. Outro alerta é para o direito de arrependimento em compras online, que garante ao consumidor sete dias para devolução do produto a partir do recebimento.
Nas lojas físicas, o prazo para troca só vale em caso de defeito, variando de 30 a 90 dias. O órgão reforça a importância de sempre exigir nota fiscal, documento necessário para qualquer reclamação ou abertura de processo administrativo.

Atendimento presencial obrigatório
Desde agosto, o Procon funciona na Rua Pedro Consulin, nº 73, esquina com a Avenida 7 de Setembro, no Centro, com atendimento gratuito das 8h às 17h. Todo contato com o órgão é exclusivamente presencial; o Procon não solicita informações pessoais nem realiza cobrança por aplicativos ou redes sociais.
Para dúvidas, o telefone disponibilizado é o (19) 3399-5031.





