sábado, 23 agosto 2025
FISCALIZAÇÃO

Procon inicia operação de defesa do consumidor em farmácias de manipulação e drogarias

A fiscalização acontece de 19 a 29 de agosto em Piracicaba
Por
Cássia Fossaluza

O Procon (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor) realiza de 19 a 29 de agosto, a fiscalização em drogarias e farmácias de manipulação da cidade de Piracicaba. O objetivo é fiscalizar e orientar sobre as normas de proteção e defesa do consumidor, como afixação de preços de forma correta, informações nas embalagens dos medicamentos, formas de pagamento, entre outros.

Também é necessário que os estabelecimentos tenham um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta, além da afixação de cartazes do Procon. Serão dadas orientações sobre preço, data de fabricação, prazo de validade dos produtos, informações sobre glúten para os alimentos e formas de parcelamentos.

Fiscalização acontece de 19 a 29 de agosto em Piracicaba.

Orientações do Procon

  • Antes de comprar, confira se o medicamento é oferecido por programas sociais dos governos federal, estadual ou municipal gratuitamente.
  • Cuidar para os medicamentos falsificados, portanto, só adquira os produtos em farmácia ou drogarias, observando cuidados como: se constam informações no rótulo como data de fabricação, validade, número do lote, nome e registro do técnico responsável, registro do medicamento no Ministério da Saúde e identificação do fabricante.
  • Observe a qualidade de impressão do rótulo, como rasgos, rasuras ou informações apagadas e/ou raspadas.
  • Confira se os dados da embalagem confere com os do frasco ou cartela do produto.

Denuncie
Caso desconfie ou veja algo errado, não compre o medicamento e denuncie à Vigilância Sanitária local.

Atendimento Procon
Presencialmente mediante agendamento prévio pelo telefone 151, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30. O Procon fica no Térreo 2 da Prefeitura de Piracicaba.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também