
O Procon-SP visitou 562 estabelecimentos comerciais em cidades do interior e litoral de São Paulo e outros 248 na capital para fiscalizar e coibir infrações ao Código de Defesa do Consumidor, durante a edição deste ano da Operação Dia das Mães. As visitas aconteceram entre 2 e 10 de maio.
Na região, Americana e Santa Bárbara d’Oeste receberam equipes de fiscalização, do núcleo de Campinas, para a ação.
Nas lojas do comércio de rua e de shoppings das cidades do interior e litoral, 222 locais (39,5% do total de fiscalizados) cometiam alguma infração. Os principais problemas verificados foram informação de preço de forma inadequada (falta de clareza, ostensividade, precisão) e falta de informação do preço à vista.
Araraquara, Barretos, Bauru, Bebedouro, Cachoeira Paulista, Campinas, Diadema, Iacanga, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Lins, Marília, Mauá, Olímpia, Pereira Barreto, Porto Ferreira, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Roque, São Vicente, Sorocaba e Votorantim também foram fiscalizadas.
Já na capital, do total de locais visitados – que envolveu estabelecimentos que comercializam roupas, acessórios, bijuterias, joias, chocolates e bombons, além de salões de beleza – 129 (52%) apresentavam irregularidades. Problemas relacionados à ausência de preços em produtos e serviços e à validade vencida ou inadequação da informação de prazo de validade foram as principais condutas constadas.