
O Procon de Sumaré alerta consumidores e fornecedores sobre novos golpes que estão sendo aplicados em aplicativos de mensagens e redes sociais, utilizando o nome do órgão indevidamente.
Entre as falsas promessas, estão devolução de valores (o chamado “cashback”), cobranças por serviços inexistentes, solicitação de documentos pessoais e envio de links relacionados a supostas reclamações e processos.
A Prefeitura de Sumaré reforça que o Procon não realiza cobranças por seus serviços e não solicita dados pessoais ou bancários por meio de aplicativos como WhatsApp, Telegram, e-mail ou redes sociais.
Alerta do secretário
Secretário municipal de Controle e Transparência, Alisson Chuma reforça a orientação para que a população mantenha atenção redobrada com esses golpes. “Recebemos algumas denúncias em relação a estes golpes usando o nome do Procon, e prontamente nossa equipe se reuniu para tentar sanar esse tipo de ocorrência e atender o munícipe de Sumaré da melhor maneira possível. Foram poucas (denúncias), mas tivemos o princípio de já tentar sanar isso da melhor maneira possível”, afirmou o gestor público.
As orientações são claras: “o Procon não manda e não solicita documentos via WhatsApp ou outro tipo de canal de internet. A gente prefere que o munícipe venha até nós, relate o ocorrido e, aí sim, a gente tenta resolver da melhor maneira possível aqui. Não solicitamos documentos por WhatsApp ou nenhum outro canal do Procon de Sumaré”, acrescentou o secretário.

Em novo endereço
O Procon de Sumaré também registrou um aumento expressivo no número de atendimentos após a mudança de sua unidade para a Rua Pedro Consulin. Mais acessível à população, a nova localização tem contribuído para facilitar a procura pelo órgão e fortalecer a defesa dos direitos dos consumidores.
De acordo com dados do órgão, o crescimento é expressivo: em janeiro deste, ano foram realizados 246 atendimentos, enquanto em agosto o número saltou para 530.
O comparativo aponta um aumento de 39,78% em relação à média dos meses anteriores. No período, os registros oscilaram entre 312 e 472 atendimentos mensais, além de 376 notificações contabilizadas em julho.
Segundo o Procon Sumaré, esse desempenho demonstra a importância de manter o serviço próximo da população, garantindo um atendimento rápido, acessível e eficiente.
Para o secretário Alisson Chuma, os resultados refletem o compromisso da administração em ampliar a proteção ao consumidor. “Estamos investindo em estrutura e acessibilidade para que cada vez mais cidadãos tenham seus direitos garantidos. O crescimento nos atendimentos mostra que estamos no caminho certo, aproximando o Procon da população e oferecendo um serviço de qualidade”, completou.

Somente presencialmente
Todas as interações oficiais são realizadas exclusivamente na sede do Procon Sumaré, localizada na Rua Pedro Consulin, nº 73, no Centro da cidade. Para esclarecimentos, a população pode entrar em contato com o Procon Sumaré pelo telefone (19) 3399-5031.