sábado, 13 setembro 2025
PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR

Procon Sumaré alerta para tentativas de golpe em aplicativos de mensagens e redes sociais

Entre as falsas promessas, estão “cashback”, cobranças por serviços inexistentes, solicitação de documentos pessoais e envio de links não solicitados
Por
Vagner Salustiano
Prefeitura reforça que o Procon não realiza cobranças por seus serviços. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

O Procon de Sumaré alerta consumidores e fornecedores sobre novos golpes que estão sendo aplicados em aplicativos de mensagens e redes sociais, utilizando o nome do órgão indevidamente.

Entre as falsas promessas, estão devolução de valores (o chamado “cashback”), cobranças por serviços inexistentes, solicitação de documentos pessoais e envio de links relacionados a supostas reclamações e processos.

A Prefeitura de Sumaré reforça que o Procon não realiza cobranças por seus serviços e não solicita dados pessoais ou bancários por meio de aplicativos como WhatsApp, Telegram, e-mail ou redes sociais.

Alerta do secretário
Secretário municipal de Controle e Transparência, Alisson Chuma reforça a orientação para que a população mantenha atenção redobrada com esses golpes. “Recebemos algumas denúncias em relação a estes golpes usando o nome do Procon, e prontamente nossa equipe se reuniu para tentar sanar esse tipo de ocorrência e atender o munícipe de Sumaré da melhor maneira possível. Foram poucas (denúncias), mas tivemos o princípio de já tentar sanar isso da melhor maneira possível”, afirmou o gestor público.

As orientações são claras: “o Procon não manda e não solicita documentos via WhatsApp ou outro tipo de canal de internet. A gente prefere que o munícipe venha até nós, relate o ocorrido e, aí sim, a gente tenta resolver da melhor maneira possível aqui. Não solicitamos documentos por WhatsApp ou nenhum outro canal do Procon de Sumaré”, acrescentou o secretário.

Secretário municipal de Controle e Transparência, Alisson Chuma, reforça alerta. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Em novo endereço
O Procon de Sumaré também registrou um aumento expressivo no número de atendimentos após a mudança de sua unidade para a Rua Pedro Consulin. Mais acessível à população, a nova localização tem contribuído para facilitar a procura pelo órgão e fortalecer a defesa dos direitos dos consumidores.

De acordo com dados do órgão, o crescimento é expressivo: em janeiro deste, ano foram realizados 246 atendimentos, enquanto em agosto o número saltou para 530.

O comparativo aponta um aumento de 39,78% em relação à média dos meses anteriores. No período, os registros oscilaram entre 312 e 472 atendimentos mensais, além de 376 notificações contabilizadas em julho.

Segundo o Procon Sumaré, esse desempenho demonstra a importância de manter o serviço próximo da população, garantindo um atendimento rápido, acessível e eficiente.

Para o secretário Alisson Chuma, os resultados refletem o compromisso da administração em ampliar a proteção ao consumidor. “Estamos investindo em estrutura e acessibilidade para que cada vez mais cidadãos tenham seus direitos garantidos. O crescimento nos atendimentos mostra que estamos no caminho certo, aproximando o Procon da população e oferecendo um serviço de qualidade”, completou.

Órgão municipal atende nos dias úteis, em horário comercial, gratuitamente. Foto: Vagner Salustiano/TV TODODIA

Somente presencialmente
Todas as interações oficiais são realizadas exclusivamente na sede do Procon Sumaré, localizada na Rua Pedro Consulin, nº 73, no Centro da cidade. Para esclarecimentos, a população pode entrar em contato com o Procon Sumaré pelo telefone (19) 3399-5031.

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