Durante cerimônia de entrega da reforma da maternidade do Hospital Municipal “Dr Waldemar Tebaldi”, de Americana, na noite desta terça-feira (25), a vereadora Professora Juliana Soares (PT) quebrou o protocolo do cerimonial da Prefeitura para dar a sua palavra sobre a reforma.
Após fala final do prefeito Chico Sardelli (PL), a vereadora se dirige ao púlpito rapidamente e pega o microfone antes da cerimonialista Crislaine Fernandes para discursar sobre o recurso de R$ 300 mil intermediado por ela junto ao Deputado Federal Carlos Zarattini (PT)
Em um roteiro costumeiro das entregas, a cerimônia se encerraria com a fala do chefe do Executivo.
Posteriormente aos fatos, a parlamentar utilizou das redes sociais para reclamar da falta de espaço de fala. “Os caras tentaram não me dar a fala mas eu quebrei o protocolo pra variar”, disse.
A vereadora explica que quando uma obra tem parte da responsabilidade de um vereador na captação de emendas, é comum ter espaço de fala para agradecer a importância da obra. “Eu mesma já fiz falas em várias atividades como essa e dessa vez eles não queriam me dar, inclusive não me avisaram que eu poderia ter pedido um vídeo para o deputado Carlos Zarattini”, disse.
Segundo Juliana, em seu mandato, ela é favorável a uma comunicação “não violenta”, e que faz elogios a prefeitura quando necessário mas que não abre mão de denunciar “qualquer tipo de situação que fosse contra os interesses da população”, ressalta. Ela caracteriza a situação como injusta e define como desnecessária “cercear” seu espaço de fala.
OUTRO LADO
Com a quebra de protocolo, alguns vereadores demonstraram desconforto com a atitude. O presidente da Câmara, Thiago Brochi (PL), ressaltou que sua fala se deu pois ele, como Presidente da Câmara, represente a todos os vereadores e vereadoras, independente de conquista de verba ou não.
“Eu fiz o uso da palavra e fui surpreendido pela atitude dela. Eu acho que ela vai repensar e pedir desculpas para a Cris, que ela fez algo que não é do comportamento de ninguém fazer, principalmente em uma reinauguração da maternidade tão importante para Americana”, diz Brochi.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal para comentar sobre o caso, mas até a publicação desta reportagem não obteve respostas.