Cerca de 23 professores da escola municipal Sabidinho, na região central, participaram nesta semana de uma capacitação em primeiros socorros, promovida pelo Corpo de Bombeiros de Sumaré. O projeto tem como objetivo garantir que os professores estejam aptos a socorrer os alunos, ou até mesmo outros funcionários, que porventura sofram algum acidente ou mal-estar dentro das escolas, como queda, queimadura, engasgo, convulsão, entre outros. Além disso, o treinamento inclui oficinas práticas de como agir corretamente, como realizar imobilização cervical e massagem cardíaca, por exemplo.
A capacitação foi elaborada diante da necessidade que os professores têm em sala de aula de saber como agir quando o aluno tem algum problema. Os educadores aprenderam de maneira didática o que se deve fazer diante de algum caso de urgência e emergência, quais são as ações rápidas e imediatas que podem ser adotadas, sem expor a vida do paciente, além de reportar corretamente a ocorrência aos profissionais do SAMU ou Bombeiros.
“O atendimento imediato realizado ainda na escola é crucial para a saúde e segurança dos alunos. O apoio dos professores nos ajuda a oferecer um serviço de melhor qualidade para aqueles que precisarem”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros, Mário Bertolo.
“É muito importante que os profissionais que trabalham com nossas crianças, saibam prestar o socorro imediato, esse primeiro cuidado que o paciente necessita. Esta capacitação é mais um investimento que estamos fazendo nas pessoas, que são o maior patrimônio da nossa cidade, e também nos nossos colaboradores. É mais um conhecimento adquirido, que vai refletir diretamente em um melhor atendimento aos nossos alunos”, disse o prefeito Luiz Dalben.