Os novos profissionais que vão atuar em Sumaré no programa “Mais Médicos”, do Governo Federal, em substituição aos médicos cubanos que saíram do projeto, foram apresentados oficialmente ontem, e já estão aptos para assumir suas funções nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.
Além de interagir com o restante da equipe, os médicos conheceram os protocolos e procedimentos da saúde na cidade e as instalações da UPA Macarenko e Ambulatório de Especialidades.
O secretário Rubens Gatti, representando o prefeito Luiz Dalben, deu as boas-vindas aos profissionais. Oito médicos já apresentaram a documentação ao município e iniciaram o trabalho. Ainda restam duas vagas para serem preenchidas em Sumaré, que, de acordo com o prazo do Ministério da Saúde, deverão ser assumidas até hoje.
Os profissionais atuam como Médicos da Família, em seis unidades de saúde (no total, são 23 unidades na rede municipal): São Judas, Bandeirantes, Angelo Tomazin, Maria Antonia, Bordon e CIS Nova Veneza.
Pelo programa, os médicos irão receber salário de R$ 11.800, pagos pelo Governo Federal, tendo a Prefeitura a responsabilidade de fornecer auxílio-alimentação aos profissionais e, para os médicos de outras localidades, auxílio-moradia.