Já pensou em quais profissões podem deixar de existir e as que vão crescer no futuro? O mundo está mudando rapidamente e com o avanço da tecnologia, muitas áreas de trabalho que hoje podem ser essenciais, em um futuro próximo podem deixar de existir.
Conversamos com a docente da área de Gestão e Negócios, Laís Vitareli que explica como serão as profissões do futuro. “Do ponto de vista prático e operacional, eu acredito que a educação continuada é a chave para os profissionais que estão hoje no mercado poder acompanhar essa transformação tecnológica que vem acontecendo. A inteligência artificial, com os processos de dados, enfim, todas essas palavras-chave têm em comum o fato de que as empresas estão buscando agilidade em seus processos e o objetivo de cada um hoje precisa ser voltado à qualificação profissional”, disse Laís Vitareli.
As empresas e trabalhadores precisarão investir em formação. É que de um lado, poderá haver falta de profissionais qualificados; e de outro, muita gente desempregada por falta de qualificação.
“Podemos afirmar que, o mercado está em transformação, seja de nível operacional ou intelectual. Então, hoje a gente fala mais na questão da adaptação das profissões do que na extinção de modo geral. Pegamos como exemplo o bibliotecário, que era uma profissão mais focada em bibliotecas livros físicos e que hoje teve a sua adaptação para a profissão de biblioteconomista, onde atuam diretamente startups e todas essas empresas que têm como objetivo coleta de dados, organização de dados e a questão do audiovisual”, comenta a docente da área de Gestão e Negócios.

No relatório Fórum Econômico Mundial foi realizada uma pesquisa que mostra que em até 2027, a expectativa é que pelo menos 23% dos atuais postos de trabalho se modifiquem.
A docente, Laís Vitareli, acredita que não haverá extinção de profissões, mas sim transformações. “ Eu acredito que não vai haver uma extinção e sim as transformações porque, essas transformações das profissões vão continuar acontecendo, sejam elas voltadas para diminuir os trabalhos manuais, a qualidade de vida no trabalho ou até a tecnologia. Então, os profissionais de hoje têm que sempre buscar pela educação continuada, pela sua qualificação constante e usar a tecnologia a seu favor, como uma ferramenta para o seu próprio desenvolvimento.

O desenvolvimento de tecnologias está cada vez mais avançado e o aumento do acesso digital está mudando o mercado de trabalho, levando em consideração o fato de que as empresas hoje, olham para o fator da sustentabilidade e usam a tecnologia a seu favor, possuem vantagem competitiva.
“As profissões que vão crescer daqui para frente seriam as profissões voltadas para a tecnologia e dados, como, por exemplo, analista de Big Data, desenvolvedor de software, profissões voltadas para a sustentabilidade como, por exemplo, engenharia ambiental e profissões voltadas para marketing e relacionamento com o cliente”, informa a docente Laís Vitareli.
Em todos os segmentos e setores, a tecnologia está transformando o mercado de trabalho, por isso, seja qual for a sua área de atuação, aprofundar seus conhecimentos em tecnologia será fundamental para manter sua competitividade. Entender e aprender a lidar com a inteligência artificial, a digitalização dos processos e equipamentos e a ciência de dados será, certamente, um diferencial na sua carreira.






