quinta-feira, 18 abril 2024

Programa de Demissão Voluntária começa 2ª na fábrica da Goodyear

Cerca de 1.000 trabalhadores da fabricante de pneus Goodyear, em Americana, aprovaram ontem, em assembleia, a abertura de um PDV (Plano de Demissão Voluntária) na multinacional, a ser iniciado na próxima segunda-feira (25). A direção da Goodyear confirmou o plano de demissão voluntária, disse que é uma medida para “se manter competitiva no mercado”, mas não divulgou o número de adesões esperado.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Borracha, o PDV foi aprovado porque a Goodyear teria planos de demitir até 300 funcionários. Atualmente, a multinacional emprega 2,2 mil trabalhadores, dos quais 1,7 mil são funcionários diretos, de acordo com dados do sindicato.

O prazo de adesão dos trabalhadores interessados na demissão negociada vai até o dia 27 de dezembro deste ano. O PDV oferece pagamento de benefícios extras a quem aderir. Apenas três funcionários votaram contra a abertura do plano na assembleia de ontem à tarde na porta da fábrica, instalada às margens da Rodovia Anhanguera (SP-330), na região do bairro Zanaga. O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Borracha, Edinelson Azevedo de Souza, informou ontem que a empresa efetuou a dispensa de cerca de 80 funcionários em Americana, e que por isso o sindicato interferiu e ameaçou fazer uma paralisação.

BENEFÍCIOS

Pela negociação, a proposta foi definida em comum acordo entre as partes e ratificada pelos operários ontem. Segundo o sindicato, quem aderir ao PDV sairá da empresa com todos os direitos trabalhistas assegurados, além de obter outras vantagens, como 0,25% de acréscimo no salário por ano trabalhado. A empresa se compromete ainda, segundo o sindicato, a manter o plano de saúde, desconto em farmácia e o cartão alimentação por até um ano após a dispensa.

ANTECIPAÇÃO

Para garantir os direitos, o sindicato diz ter antecipado as negociações da campanha salarial, que ocorre em maio de cada ano. A data-base é 1º de junho. A categoria aprovou, na assembleia, o reajuste salarial e do vale-alimentação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) 2020 e 2021.

ESTOQUE

O vice-presidente do sindicato disse que a empresa alegou, nas negociações, que tem 1,2 milhão de pneus estocados em Americana. Segundo o vice-presidente, a multinacional descartou a concessão de férias coletivas, mas confirmou ao sindicato que as atividades serão suspensas de 28 de dezembro a 2 de janeiro, como ocorre todos os anos, na época de festividades de fim de ano.

Diante das dispensas e do cenário instável na política, Souza acredita que foi mais vantajoso aprovar o PDV e fechar acordo coletivo por dois anos. “A minha avaliação é que com essa incerteza do mercado, tanto quanto na área produtiva, como nos planos de governo, que é maluco, preferimos garantir a convenção coletiva. Estamos ouvindo falar que o governo quer acabar com o 13º salário e com 40% da multa do fundo de garantia (para dispensas sem justa causa)”, argumentou Souza.

O OUTRO LADO

Em nota, a Goodyear confirmou as demissões, mas não informou o número e nem as razões das dispensas, apesar de ter sido questionada pela reportagem. “A Goodyear confirma o plano de demissão voluntária na sua unidade em Americana (SP), aprovado em assembleia, e esclarece que se trata de uma ação alinhada à estratégia de manter-se competitiva no mercado nacional.”

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também